Rinite: doença que atinge cerca de 30% dos adolescentes

Rinite: doença que atinge cerca de 30% dos adolescentes

Rinite: doença que atinge cerca de 30% dos adolescentes

15/09 – Dia Nacional da Rinite

Sintomas, tratamento e prevenção são os principais temas a serem abordados durante o Dia Nacional da Rinite, que acontece no dia 15 de setembro.

O paciente pode ter qualidade de vida desde que siga as orientações do especialista.

O que é Rinite?

É uma doença NÃO contagiosa e que, como outras alergias, pode ser hereditária. Um bebê que tenha pais alérgicos terá aumentada de 50% a 70% a chance de desenvolver a rinite alérgica.

A rinite alérgica é mais comum após os 2 anos de idade e atinge cerca de 26% das crianças.

Em adolescentes, esse percentual vai a 30%, de acordo com dados do ISAAC (Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância).

 

Quais os sintomas da Rinite?

Coceira frequente no nariz e/ou nos olhos;

Espirros seguidos, principalmente pela manhã e à noite;

Coriza (nariz escorrendo) frequente;

Obstrução nasal.

Esses sintomas são frequentes sem a presença de resfriados.

 

Existe tratamento para a rinite?

Sim e se bem orientado, o paciente pode ter um controle importante da doença. Explico alguns desses tratamentos:

Evite ambientes empoeirados, já que a causa mais comum de crises alérgicas é o contato com a poeira de casa. Além disso, evite ambientes mal ventilados e com muita poluição, incluindo o cigarro;

O uso de medicamentos deve ser analisado pelo médico e a indicação é individualizada;

Imunoterapia, também conhecida como VACINA para ALERGIA, é o único tratamento capaz de controlar e modificar a evolução da rinite alérgica, em longo prazo.

 

É possível prevenir as crises de rinite?

Sim, adotando algumas práticas importantes dentro de casa, como:

  • Os colchões e travesseiros devem ser colocados dentro de capas impermeáveis aos ácaros;
  • As roupas de cama devem ser trocadas e lavadas regularmente e secadas ao sol ou ar quente;
  • Evite tapetes, carpetes, cortinas e almofadões, especialmente nos dormitórios;
  • Dê preferência aos pisos de cerâmica, vinil e madeira e às cortinas do tipo persiana ou de material que possa ser limpo com pano úmido.
  • O dormitório deve ser o mais livre possível de objetos que acumulem poeira. Todos os objetos devem ser colocados dentro de baús e guarda-roupas fechados, de modo que a limpeza diária seja fácil e feita com pano umedecido;
  • Passe pano úmido diariamente na casa ou use aspirador de pó com filtros especiais (HEPA) 2 vezes na semana;
  • Evite banhos extremamente quentes e oscilação brusca de temperatura, assim como a inalação de odores fortes como perfume, aromatizador de ambiente, incenso e cigarro.

A higienização nasal é indicada para pacientes com rinite?

A higienização é muito importante à medida que remove da cavidade nasal muco em excesso e alérgenos depositados na mucosa nasal. Pode ser realizada uma vez ao dia ou mais vezes, se houver excesso de muco. Esta medida vai auxiliar a uma melhor desobstrução nasal, em especial em crianças pequenas.

Que produtos podem ser usados para este fim?

O ideal é que a higiene nasal seja realizada com soro fisiológico. O soro pode ser aplicado na cavidade nasal com o auxílio de um conta-gotas, em forma de spray, seringas ou frascos.  o método de higiene nasal mais antigo e conhecido.

De que forma a higienização nasal pode prevenir doenças respiratórias?

A higiene das cavidades nasais e mesmo a lavagem nasal (quando indicada) previnem complicações respiratórias como, por exemplo, sinusite aguda e otite média. A higiene remove muco, alérgenos, agentes microbianos e melhora a desobstrução nasal.

Em lactente e nos primeiros anos de vida, a cavidade nasal apresenta um volume pequeno e que pode facilmente ser obstruída com secreções provenientes de quadros de rinite alérgica ou mais comumente por quadros de resfriados comuns. Sabemos que os eventos respiratórios virais são muito mais comuns quanto menor for a criança, uma vez que seu sistema imunológico se encontra em desenvolvimento, por isso a importância dos cuidados locais.

A criança com obstrução nasal mantida vai tender a um padrão de respiração pela boca, o que pode se perpetuar até a idade adulta. Nestes casos, as infecções virais serão ainda mais frequentes, p