Hidratação da pele é a base do tratamento da dermatite atópica

Hidratação da pele é a base do tratamento da dermatite atópica

Hidratação da pele é a base do tratamento da dermatite atópica

23/09 – Dia de Conscientização da DA

Doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa e que atinge, principalmente, crianças com idade acima de 03 meses e adolescentes. Essa é a dermatite atópica (DA). Cerca de 20% das crianças têm a doença e 5% dessas apresentam a forma mais grave da DA. Aproximadamente 60% dos casos se iniciam no primeiro ano de vida. Estima-se que 3% dos adultos tenham dermatite atópica.

Os sintomas da DA são coceira intensa e que piora à noite, pele muito ressecada, placas vermelhas na pele e infecções de pele. Em bebês, as lesões predominam no rosto, pescoço e couro cabeludo. Em crianças maiores, adolescentes e adultos, a dermatite atópica atinge as dobras dos braços e pernas, rosto e pescoço.

A coceira persistente compromete a qualidade de vida e provoca mudanças do comportamento, alterações do humor, isolamento e alterações do sono.

Tratamento da Dermatite Atópica – A hidratação é a base do tratamento:

  • O banho pode ser com água morna;
  • Em seguida ao banho, ainda com a pele úmida, passe o creme hidratante receitado pelo médico;
  • Sempre use sabonetes líquidos e neutros, já que os em barra — em sua maioria — não atingem o pH ideal que a pele precisa;
  • Não use bucha ou esponja.

Além da hidratação da pele, estão recomendados os corticosteroides tópicos. Nos casos mais graves, imunossupressores e antibióticos (quando houver infecção na pele), de acordo com a avaliação médica.

Recentemente, os medicamentos imunobiológicos, também chamados anticorpos monoclonais, e os inibidores de pequenas moléculas, têm sido indicados para os casos de dermatite atópica moderada a grave e que não tenham apresentado resposta aos tratamentos habitualmente recomendados.