Covid: as sequelas que não vão embora

Covid: as sequelas que não vão embora

Covid: as sequelas que não vão embora

Médicos de várias especialidades estão se unindo para cuidar de pacientes que ficaram com sequelas deixas pela Covid-19. Mesmo nos casos mais leves da doença, é comum encontrar quem perdeu o paladar há mais de dois anos.

Quais as principais sequelas crônicas que se tem notado na população infantil e adulta pós-covid?

As sequelas pós-covid podem variar desde anosmia, fadiga crônica, sarcopenia a quadros tromboembólicos, fibrose pulmonar e miocardites. Como se trata de uma doença nova, a lista de sequelas associadas à Covid continua aumentando, apesar de algumas ainda não terem mecanismo fisiopatológico ou nexo causal comprovado.

 

Acredita-se que essas sequelas tenham remissão com o passar do tempo? Já teve algum caso de “cura”?

Alguns quadros pós-covid, especialmente os inflamatórios como a síndrome pós-covid, podem apresentar melhora com o tempo. Porém, quando se desenvolvem danos teciduais definitivos, a recuperação funcional das sequelas pode ser dependente da reabilitação e fisioterapia. Por isso, é muito importante uma abordagem multidisciplinar das sequelas, envolvendo não só diferentes especialidades médicas, como também fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros.

 

Apenas casos graves de covid deixam sequelas ou mesmo os assintomáticos podem desenvolver doenças relacionadas?

A maioria das sequelas são associadas aos casos graves, porém, mesmo casos leves podem deixar danos permanentes, como observamos em alguns pacientes que permaneceram com anosmia ou hiposmia após 2 anos do quadro de Covid.