Alergia alimentar e atopia podem estar relacionadas aos Erros Inatos da Imunidade

Alergia alimentar e atopia podem estar relacionadas aos Erros Inatos da Imunidade

Alergia alimentar e atopia podem estar relacionadas aos Erros Inatos da Imunidade

Você sabia que algumas manifestações alérgicas podem estar associadas aos Erros Inatos da Imunidade (EII)? Os sinais de que isso está acontecendo podem ser percebidos quando o paciente apresenta quadros de alergias graves e/ou múltiplas e/ou associados a infecções recorrentes e/ou graves. Os tipos de alergias mais relacionados aos EII são as alimentares e os quadros cutâneos de eczema do tipo atópico.

O tratamento da alergia costuma ser o habitual, independentemente de estar relacionado a um EII. Por exemplo, exclusão de um alimento na dieta, no caso de um quadro de alergia alimentar. Costumam ser necessárias doses mais elevadas de medicamentos, em caso de outras manifestações de alergia. Muitas vezes, está indicado transplante de células tronco hematopoiéticas como tratamento definitivo do EII.

Erros Inatos de Imunidade são defeitos genéticos em algum setor do sistema imunológico que predispõem a uma maior chance de desenvolver infecções ou manifestações de autoimunidade, inflamação, alergia ou câncer. Hoje estão descritos mais de 400 defeitos genéticos associados aos EII, com prevalências variáveis ao redor do mundo. As mais comuns são aquelas em que há defeitos na produção de anticorpos. Atualmente, cerca de 70% a 90% dos pacientes ainda não estão diagnosticados.

 

Diagnóstico – Existe suspeita do diagnóstico dos EII sempre que há processos infecciosos graves ou difíceis de tratar e/ou muito frequentes e/ou por agentes infecciosos não comuns. Febre, sinais de inflamação sem infecções ou doenças autoimunes em crianças pequenas também são sinais de alerta.