Simpósio sobre Alergia Alimentar aborda manejo do paciente além do consultório médico
“Meu filho tem alergia alimentar: e agora? – Visão da doença além do consultório médico” é uma das palestras de destaque do X Simpósio Internacional de Alergia Alimentar, realizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) em parceria com a diretoria do extinto Instituto Girassol. O evento acontece em São Paulo, no mês de novembro.
No Brasil, não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência de alergia alimentar parece se assemelhar com a literatura internacional, que mostra cerca de 8% das crianças com até dois anos de idade e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar.
A demora cada vez maior na perda da alergia e o aumento da gravidade dos sintomas também são preocupações atuais. O evento abordará, além da avalição técnica de alergistas e imunologistas, uma visão de profissionais não médicos envolvidos no manejo do paciente alérgico (fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga), o papel da família e da sociedade.
O objetivo do Simpósio é reunir especialistas das áreas de alergia, imunologia, gastroenterologia, pediatria e nutrição para discutir e atualizar sobre os tratamentos e os caminhos a serem traçados no que diz respeito ao assunto. Jean-Christoph Caubet, da Universidade de Genebra, estará presente no evento.
“A alergia alimentar é uma doença bastante ampla, pois atinge várias especialidades e precisamos nos unir para estudar, atualizar e levar informações e tratamentos de ponta aos nossos pacientes. A alergia alimentar não impacta a vida de uma pessoa apenas pelos sintomas e reações, mas também inibe a convivência social e, quando se trata de criança, pode acarretar diversos prejuízos nutricionais e psicológicos”, ressalta a Dra. Renata Cocco, Coordenadora do Departamento de Alergia Alimentar da ASBAI e integrante do comitê organizador do X Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol/ASBAI.
O que é alergia alimentar – É uma resposta exagerada do organismo a determinadas proteínas presentes nos alimentos. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, sistema gastrointestinal, respiratório e/ou cardiovascular. As reações podem ser leves, com simples coceira nos lábios, até mais graves, incluindo comprometimento de vários órgãos e potencial risco de óbito. Mais de 170 alimentos são considerados potencialmente alergênicos, apesar de uma pequena parcela deles ser responsável por um maior número de reações: leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar.
Considerada um problema de saúde pública, a alergia alimentar está aumentando em todo o mundo. Apesar de poder se manifestar em qualquer época da vida, o quadro geralmente se inicia na infância. Dependendo do alimento e mecanismo envolvidos, a alergia pode se resolver até a adolescência ou persistir por toda a vida.
Serviço:
X Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol/ASBAI.
Datas e Horários: 22/11 – às 13 horas
23/11 – às 08 horas
Local: Hotel Maksoud Plaza – R. São Carlos do Pinhal, 424 – Bela Vista, São Paulo
Inscrições e programação: http://bit.ly/girassol_ASBAI