RELATÓRIO  DIRETORIA ASBAI BIÊNIO 2009-2010

RELATÓRIO DIRETORIA ASBAI BIÊNIO 2009-2010

Clique aqui e veja a apresentação do relatório.
                    
Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer o apoio e o companheirismo que tive de todos os membros de minha diretoria. Foram muito dias de trabalho, horas de lazer perdidas, viagens em ocasiões inoportunas, assim, como comandante desse barco chamado ASBAI, agradeço aos que fizeram com que esses momentos se transformassem em momentos de alegria e satisfação.

  1. Os informes que farei a seguir representam a conquista de todo um time que durante esses dois anos trabalhou de modo coeso para conseguir como meta final o engrandecimento de nossa Sociedade e, sobretudo da Especialidade.

De sociedade de âmbito nacional, passamos a ter representatividade internacional a partir do momento de nossa filiação ao Global Alliance Against Chronic Respiratory Diseases (GARD) – fomos a primeira sociedade brasileira a integrar esse projeto e estivemos presentes na III Reunião Anual realizada em Roma. A participação no painel sobre Imunoterapia Sublingual da World Allergy Organization (WAO) motivou publicação específica e nos possibilitou integrar outros projetos como: Efeitos adversos da Imunoterapia Sublingual pelo Dr Nelson Rosário; Certificação e acreditação de programas de formação em Alergologia  e Imunologia Clínica – visão mundial por mim, Papel dos probióticos na saúde – Dr Renata Cocco e Angioedema Hereditário pela Dra Anete Grumach. Outra atividade internacional foi a participação da ASBAI na realização do Simpósio de Sociedades Irmãs da WAO durante o último Congresso Mundial de Alergia realizado em Buenos Aires e pela inserção de outro no próximo Congresso Mundial a realizar-se em Cancun em 2011.
Além disso, a ASBAI esteve representada em outros eventos internacionais como os Congressos da Sociedade Portuguesa de Alergia e Imunologia Clínica e da Sociedade Luso Brasileira de Alergia e Imunologia Clínica.

  1. Foi criado o Programa Jovem especialista com objetivo primordial de estimular o jovem especialista a manter-se atualizado e a, participar das iniciativas que visem à valoração da especialidade. Durante os dois anos de nossa gestão realizamos dois cursos de Imersão em alergia alimentar e um sobre alergia a medicamentos dos quais participaram jovens especialistas, que estimulados criaram grupos de discussão sobre as respectivas áreas: o GEMAA e o GIAM . Além desses cursos apoiamos em realização conjunta o II Summer School da Sociedade Latinoamericana de Imunodeficiências Primárias em Salvador, do qual participaram mais de 50 jovens especialistas envolvidos no estudo das imunodeficiências primárias do Brasil e de outras localidades da América Latina. Isso foi possível graças à cooperação dos Profs Antonio Condino Neto e Beatriz T Costa Carvalho.

A programação dos congressos de Porto de Galinhas e do Rio contou com a colaboração de todos os membros das Diretorias Regionais e da Nacional com especial destaque à colaboração imprescindível do Prof Nelson Rosário – Diretor Científico. Além disso, a ASBAI esteve presente nos dois Simpósios internacionais de Alergia Alimentar, foi Co-chair do evento Probiotics and Immune System Research and Clinical Evidence patrocinado pela Danone assim como do Lançamento Nacional do Icatibanto.
Participamos, efetivamente, na elaboração e conclusão das Diretrizes da AMB sobre: Asma na infância – tratamento, Imunodeficiências primárias, Imunoterapia: aspectos práticos, Imunoterapia específica, Rinossinusite Aguda em Adulto: Diagnóstico e Rinossinusite Aguda em Adulto: Tratamento. Comunicamos a conclusão do Consenso sobre uso de imunoglobulina humana no tratamento de imunodeficiências primárias publicado na Revista da ASBAI, e o de Angioedema hereditário que será em breve publicado.

Ampliando o leque de atuação participamos no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência, assim como no Simpósio Latinoamericano de Alergia Dermatológica. Estreitamos nossa parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e colaboramos com a confecção do Guia Rotinas de diagnóstico e tratamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Fizemo-nos representados nas consultas públicas: protocolo Clínico Diretrizes Terapêuticas de Asma do Ministério da Saúde, na consulta pública sobre imunobiológicos, e na consulta do Ministério da saúde sobre o uso de imunoglobulina humana nas deficiências de anticorpos, assim como na avaliação do documento elaborado pela WAO – DRACMA sobre alergia ao leite de vaca.
           
Uma sociedade nova precisa ser ágil, dinâmica e ter um órgão eficaz de comunicação e divulgação, bem como de serviços a serem oferecidos aos associados. Para atingirmos esses objetivos optamos por: Reformular o site com instalação do sistema de gestão do associado (SGA) que nos permitirá uma melhor gestão em termos de dados cadastrais, controle de cobranças e recebimentos, envio de e-mails simultâneos a todos os sócios; formulações de questionários, consultas públicas, etc.. Mantivemos as duas bases de dados com acesso a artigos na íntegra, links com outras instituições como Soc. Latinoamericana, WAO, Portuguesa; além do GINA, ARIA e GLORIA. Auto-sustentação: hoje o site desperta interesse de patrocinadores para inserção de links e material pago com possibilidade de novas fontes de renda e auto-manutenção do mesmo. Nesses dois anos tivemos mais de 300 mil acessos. Pela primeira vez foi criado um site para os congressos que permitiu inscrições, pagamentos, envio de temas livres; bem como o gerenciamento por parte da diretoria, dos temas livres. Em um futuro próximo, certamente o sistema implantado servira para a gestão das publicações da ASBAI (SGP). Através d osite realizamos o primeiro senso on-line sobre o atendimento de pacientes com imunodeficiência primária pelo alergista, tópico apresentado em uma das sessões de deste congresso. 
           
Além disso, estamos em fase de implantação do registro nacional de pacientes com alergia alimentar e o de alergia a medicamentos. Em associação com a ABRAMGHE estamos criando o cadastro de centros capacitados para o atendimento de pacientes com angioedema hereditário assim como do registro nacional de pacientes com angioedema hereditário. É também nossa idéia retomar o registro brasileiro de pacientes com anafilaxia
           
Pela segunda vez realizamos a Oficina sobre aprimoramento dos serviços de capacitação na especialidade. Ne
ssa atual versão foram discutidos os critérios básicos para acreditação e credenciamento desses serviços. Este é o primeiro passo para a identificação e certificação dos serviços nacionais, na busca pela capacitação mais adequada de especialistas.
           
A Diretoria de Publicações, sob a tutela do Dr Luis Antonio G Bernd esteve à frente da elaboração do conteúdo e cooperação na edição do “Tratado de Alergia e Imunologia Clínica” cujo lançamento prévio, vocês viram, ocorreu durante o congresso. Além disso, esteve envolvida e assim continua na elaboração de diretrizes referentes à especialidade, como a de Anafilaxia, e com previsão de outras mais. Em fase de conclusão estamos resgatando a História de nossa sociedade desde a sua criação, com a elaboração do Livro: Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – 40 anos
           
Desde o início contamos com a atuação imprescindível da nossa assessoria de imprensa que batalhou pela divulgação da sociedade nos meios de comunicação, várias entrevistas e depoimentos de especialistas em jornais, rádios e meio televisivo, sempre procurando abordar a importância das doenças alérgicas no nosso meio e valorizando a nossa especialidade. Isso de certo modo facilitou a realização com sucesso nesses dois anos do “Dia Nacional de Prevenção da Alergia” que, em sua segunda edição contou com a parceria da Danone na elaboração de novos folders, confecção de camisetas e bonés que uniformizaram todos os participantes evolvidos nessa atividade. Além disso, fechamos o programa “Dicas de Saúde”, destinado à população geral e com total elaboração pela ASBAI. Nada disso teria acontecido não fosse o empenho do Diretor de Comunicação o Dr Evandro Alves do Prado. Devemos comunicar que durante esses poucos dias de Congresso entramos em entendimento com a Danone e temos definido o apoio para os próximos anos.
           
Na gestão passada houve a aquisição de imóvel vizinho á sede da ASBAI. Após vários estudos chegou-se à conclusão pela sua demolição e a ampliação da atual. Isso motivou a mudança temporária da sede por causa da obra. A nova sede terá um auditório com capacidade de 170 lugares além de área de exposição própria. O custo da obra está estimado em R$ 800 mil reais, 80% dos quais foram financiados por apoiadores.
Um grupo de assessoria muito atuante durante esse biênio foi o Grupo de Honorários e Convênios liderado pelo Dr. José Carlos Perini. Além das orientações a consultas de associados sobre relação com Planos de saúde (UNIMED), honorários médicos, procedimentos em alergia e imunologia, questões jurídicas, imunoterapia, antígenos, etc , o Dr Perini representou a ASBAI em duas ocasiões na Comissão Nacional de Implantação da CHBPM em Brasília e Recife. Onde foi discutida a adoção da TUSS (Tabela Única da Saúde Suplementar) baseada na CBHPM que obriga todos os planos de saúde a adotar pelo menos uma nomenclatura única no país. Defasada e sem possibilidades de modificação.
Este fato impulsionou a realização da Pesquisa – Consulta Nacional aos Médicos Alergistas (on-line, sobre a sua prática médica, expectativas com relação aos procedimentos e honorários percebidos) em fase de tabulação. A análise preliminar dos dados levantados apontou para o desconhecimento do alergista/imunologista clínico sobre os seus direitos e tampouco sobre a abrangência de nossa área de atuação. Por conta disso, o Grupo está finalizando a elaboração de Manual que aborde os direitos e deveres do médico especialista em Alergia e Imunologia clínica.
           
Esteve presente também no XII Encontro Nacional de Entidades Médicas onde foram discutidas série de ações e propostas para implementação pela AMB/CFM e FENAM sobre a valorização do médico, especialmente no serviço público e na prestação de serviço na saúde suplementar. Mais de 500 participantes. Desse evento nasceu a Carta de Brasília. Embora sejamos apenas 0,5% dos especialistas brasileiros conseguimos o respeito dos demais com relação à nossa especialidade.
Atendendo à solicitação do Juiz Federal da 2ª Vara de Sergipe, o Dr Fernando Escrivani Stefaniu – José Carlos Perini, Jackeline Motta Franco e Mário Adriano dos Santos e a comissão de especialistas indicados pela ASBAI, elaborou documento base para modificação dos rótulos de alimentos, medicamentos, cosméticos e produtos de uso pessoal para respeito ao direito fundamental à vida, à saúde e à proteção ao consumidor. A ANVISA foi condenada a exigir e fiscalizar a modificação dos rótulos dos alimentos industrializados apontando-se o alimento como ele é conhecido, por exemplo, contém leite de vaca e não caseína.
           
O processo encontra-se sob júdice em nível de recurso impetrado pela ANVISA contra a adoção da decisão judicial.
           
Esse fato fez com que com o apoio e a participação efetiva de membros da ASBAI fosse realizado o Curso “Ativismo Judicial e Direito à Saúde: Contrapontos” em Aracaju de 16 a 18 de setembro de 2009. Realizado sob os auspícios da Advocacia Geral da União-Escola de Advocacia Geral da União (AGU), ESMAFE e ASBAI o curso destinou-se a profissionais das áreas: jurídica, médica, gestores de saúde, membros e servidores da AGU e sociedade civil em geral, reuniu mais de 200 participantes.
           
Durante esta gestão, em 2009 foi criada a Regional do Amazonas, presidida no momento pelo Dr. Simão Pecher.

Atualmente somos 1347 associados sendo 131 admitidos nos últimos dois anos. 224 estão inadimplentes há no máximo 3 anos.
           
O grupo Assessor de Títulos de Especialista desempenhou trabalho invejável sob a coordenação da Dra Myrthes Toledo Barros, na realização de 3 concursos para obtenção do Título de Especialista em Alergia e Imunologia Clínica: dois tradicionais e um especial para profissionais com mais tempo de exercício comprovado na especialidade. Excluindo-se o exame realizado neste congresso houve índice de aprovação de 51,5% (68/132).
      &nbsp
;    
A Revista da ASBAI, o principal cartão de visitas de nossa sociedade continua lutando para sobreviver. Sob a condução do Dr Gustavo Wandalsen vem mantendo os padrões de excelência necessários à sua futura indexação no SCIELO. Durante os dois anos foram impressos 10 volumes. Além dos associados, 242 entidades recebem a revista graciosamente. Apesar da inserção de propaganda a revista continua deficitária.
      
É importante que os portadores de título de especialista emitidos a partir de 2005 que se registrem no cadastro on-line do CNA para que possam ter revalidado o seu título de especialista em Alergia e Imunologia Clínica.

O relatório da tesouraria também foi apresentado.
           
De modo proposital deixei para o final o informe que reputo de maior relevância para nossa especialidade: a pendência judicial AMB/SBP versus ASBAI. De maneira resumida podemos listar os seguintes eventos para que todos possam entender o que está ocorrendo. Após exposição breve sobre a evolução desse tópico colocou-se em votação a desistência ou a continuidade na defesa dos direitos dos associados da ASBAI, vencendo a segunda por aclamação.
Para finalizar agradeço imensamente a todos e cada um dos membros da minha diretoria sem os quais teria sido impossível a realização de tudo o que acabei de expor.
Há muito ainda que caminhar e parafraseando Pablo Picasso “há pessoas que transformam o sol em uma simples mancha amarela, mas, há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol”.
Assim, desejo que o João Tebyriçá e toda sua diretoria transformem toda e qualquer mancha que surgir em um sol de pleno sucesso.

MEUS CUMPRIMENTOS A TODOS

Dirceu Solé