Previna-se contra as doenças alérgicas no outono

  • Chegada da estação aumenta casos de alergias
  • As doenças respiratórias são as mais comuns nessa época do ano
  • Especialistas oferecem dicas para prevenir as crises

Caracterizado pelas mudanças climáticas e a temperaturas mais amenas, o outono é uma época do ano considerada pelos especialistas propícia para a manifestação das crises respiratórias.

De acordo com os médicos, as crianças e os idosos normalmente são os mais afetados. Dados da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) apontam que 30% da população brasileira possui algum tipo de reação alérgica, sendo a rinite, a bronquite e a asmapredominantes nesta época do ano.  “As mudanças climáticas que ocorrem nesta época  facilitam a proliferação dos ácaros que são potentes desencadeadores de alergias” comenta a Dra. Ana Paula Moschione Castro, diretora da ASBAI.

Além dos ácaros, os fungos, os pelos de animais e restos de baratas são os principais desencadeadores das alergias respiratórias. Segundo dados do International Study of Asthma and Allergies (ISAAC), a rinite alérgica atinge cerca de 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros. A doença é caracterizada por sintomas de coceira e entupimento e coriza nasal e espirros, similares aos da gripe. A queda da temperatura, ambientes mais fechados e a piora da qualidade do ar agravam as crises.

A Asma é uma doença genética que desencadeia a inflamação dos brônquios e os sintomas comuns são tosse, falta de ar e chiado no peito. A moléstia atinge 10% da população brasileira, sendo responsável por 400 mil internações hospitalares anuais (DATASUS 2001), 2.500 óbitos e um número incontável de atendimentos ambulatoriais. Pacientes com rinite alérgica são mais pré-dispostos a sofrer de crises asmáticas.

A especialista orienta que seja evitado o contato com os desencadeadores das crises, mantida a limpeza do ambiente e sejam retiradas as substâncias que possam facilitar a proliferação dos ácaros (como bichos de pelúcia no quarto das crianças). Recomenda-se também evitar ambientes fechados que possuem a aglomeração de pessoas; e fazer o uso de tratamento preventivo, com remédios antialérgicos ou o tratamento de imunização, como as vacinas. Em caso de crise, a recomendação é que o paciente seja rigorosamente submetido ao acompanhamento do médico.

Sobre a ASBAI

A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira.

Serviço:

Site da ASBAI: http://www.asbai.org.br
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia