Mensagem do Presidente

Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia ? SBAI

A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SBAI) é uma entidade relativamente jovem, afiliada à Associação Médica Brasileira (AMB), com cerca de 1.200 associados em todos os Estados brasileiros. A renovação da direção a cada dois anos traz sempre a motivação de pôr em prática idéias, propostas de mudanças que venham beneficiar os sócios e, atendendo uma das principais finalidades da sociedade, melhorar o serviço prestado pelo especialista para os pacientes com doenças alérgicas. A relação com instituições públicas, atendendo suas demandas, bem como a interface com outras especialidades devem ser consolidadas.

A revalidação do título de especialista, conforme resolução da AMB, é uma realidade que vai envolver diretamente a sociedade, promovendo condições para atualização permanente através dos eventos tradicionais, jornadas, simpósios, educação a distância via internet e publicações. A manutenção da nossa revista como o principal meio de divulgação científica e a melhora de seu índice de impacto são grandes desafios.

A representatividade da nossa sociedade junto a outras entidades internacionais é uma das responsabilidades dos dirigentes. Atualmente um colega brasileiro é membro da diretoria da Organização Mundial de Alergia (WAO), outro participa do corpo editorial da publicação da WAO via web, e indicações de membros de comitês na Academia Americana de Alergia e na WAO. A qualificação do especialista e principalmente sua valorização profissional são metas, e todo o esforço deve ser concentrado para alcançá-las, pois representarão benefício ao associado e à comunidade em geral.
Com isso, a SBAI vai se fortalecendo no cenário médico nacional e internacional.

Prof. Dr. Nelson Rosário Filho
Presidente da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SBAI) ? 2005 a 2006