Luva de látex e anestesia estão entre as causas de anafilaxia nos consultórios dos dentistas

Luva de látex e anestesia estão entre as causas de anafilaxia nos consultórios dos dentistas

Luva de látex e anestesia estão entre as causas de anafilaxia nos consultórios dos dentistas

A anestesia usada durante o tratamento odontológico pode desencadear a reação mais grave entre as alergias: a anafilaxia. Mas não só ela, as luvas de látex, usadas pelo dentista, também podem apresentar um grande risco. Um material chamado de nitrila tem ganhado espaço entre os odontologistas para substituir as luvas confeccionadas com látex.

Não existem estudos que mostrem a prevalência da anafilaxia em consultórios odontológicos, porém a frequência de anafilaxia na população em geral é de 0,3% a 5,1%. Além do látex e da anestesia, estão entre os principais causadores de reações alérgicas os antibióticos, antissépticos (clorexidine) e anti-inflamatórios.

Sintomas – A anafilaxia é uma reação sistêmica que pode ter envolvimento de vários órgãos ao mesmo tempo:

Pele: aparecimento de vermelhidão pelo corpo, lesões do tipo urticas (lesões elevadas, avermelhadas, que coçam bastante e de tamanhos variados), descritas como calombos pelo corpo. Podem ser acompanhadas do angioedema, que são inchaços deformantes nos lábios, orelhas, pálpebras, face.

Sistema respiratório: falta de ar, chiado no peito, aperto no peito, tosse.

Sistema digestivo: náuseas, vômitos, diarreia, cólicas abdominais.

Sistema cardiovascular: desmaio, tontura, fraqueza.

Chega-se ao diagnóstico de anafilaxia quando o paciente apresenta dois ou mais dos sintomas apresentados acima. Seria muito importante ter adrenalina nos consultórios odontológicos, já que a adrenalina é o medicamento de escolha na anafilaxia e seu uso deve ser feito o mais rapidamente possível. Mas é muito importante que o profissional tenha conhecimento dessa medicação, que saiba a indicação de uso, seus efeitos adversos e contraindicações.