Imunodefiências no Teste do Pezinho é prioritário para diagnóstico e tratamento adequados

Semana Mundial de IDP coloca o paciente no centro dos cuidados médicos
Cerca de 70% a 90% dos pacientes ainda não estão diagnosticados
Conheça os sinais de alerta em crianças e adultos
#WorldPIWeeK

“O Paciente Imunodeficiente no Centro das Atenções” é o tema da Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, que acontecerá entre os dias 22 e 29 de abril. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e o Grupo Brasileiro de Imunodeficiências (BRAGID) estão à frente da organização no Brasil para alertar a sociedade para existência desses pacientes com problemas genéticos, que levam a deficiências congênitas do sistema imunológico.

“Essa semana tem o objetivo especial de divulgar amplamente as imunodeficiências primárias entre todos os profissionais de Saúde, desenvolvendo a capacidade de suspeição e de diagnóstico, tornando possível o reconhecimento e tratamento dos pacientes. Nesse sentido a ASBAI e o BRAGID promoverão atividades em todas as regionais no sentido de divulgação desse grupo de doenças”, explica o Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo, Coordenador do Departamento Científico de Imunodeficiências da ASBAI.

O Profº. Dr. Antonio Condino-Neto, membro do Deptº. Científico de Imunodeficiências da ASBAI, ressalta que o mais importante é a precocidade do diagnóstico para se iniciar o tratamento o mais rapidamente possível, visando diminuir a ocorrência de complicações e sequelas, assim como reduzir a mortalidade por esse grupo de doenças. 

“No momento, é prioritário a inclusão do Teste do Pezinho para triagem neonatal de imunodeficiências, o que, sem dúvida, trará grandes benefícios para a sociedade”, ressalta o especialista, que alerta para a importância de sensibilizar as autoridades de Saúde quanto à existência desses pacientes, frequentemente negligenciados pelos sistemas de Saúde. 

O que são imunodeficiências primárias (IDPs)? – São deficiências em algum setor do sistema imunológico e os sintomas surgem por meio de infecções comuns como otites, pneumonia, sinusites, entre outras. São mais de 300 doenças diferentes e, por isso, a prevalência varia muito. As mais comuns são aquelas em que há defeitos na produção de anticorpos. Atualmente, cerca de 70% a 90% dos pacientes ainda não estão diagnosticados.

Existe suspeita do diagnóstico das IDPs sempre que há processos infecciosos graves ou difíceis de tratar e/ou muito frequentes e/ou por agentes infecciosos não comuns. Febre, sinais de inflamação sem infecções ou doenças autoimunes em crianças pequenas também são sinais de alerta.

Tratamento – O acesso à reposição de imunoglobulina por via venosa ou subcutânea regularmente é fundamental. “O tratamento das IDPs envolve diferentes recursos terapêuticos, dentre os quais a reposição de imunoglobulina humana e outros imunobiológicos, o uso de antibióticos preventivos e o transplante de células hematopoiéticas (medula óssea ou cordão umbilical) “, explica Dr. Condino.

 

Conheça os 10 Sinais de Alerta para Imunodeficiências Primárias em Adultos

·         Duas ou mais novas otites por ano;

·         Duas ou mais novas sinusites no período de um ano, na ausência de alergia;

·         Uma pneumonia por ano;

·         Diarreia crônica com perda de peso;

·         Infecções virais de repetição (resfriados, herpes, verrugas);

· 
       Uso de antibiótico intravenoso de repetição para tratar infecção;

·         Abcessos profundos de repetição na pele ou órgãos internos;

·         Monilíase persistente ou infecção fungica na pele ou qualquer lugar,

·         Infecção por micobactéria da tuberculose ou atípica,

·         História familiar positiva de imunodeficiência.

 
 

Os 10 Sinais de Alerta para Imunodeficiências Primárias em Crianças

 

·         Duas ou mais pneumonias no ano;

·         Quatro ou mais otites no último ano;

·         Estomatites de repetição ou monilíase por mais de dois meses;

·         Abcessos de repetição ou ectima;

·         Um episódio de infecção sistêmica grave (meningite, osteoartrite, septicemia);

·         Infecções intestinais de repetição/diarreia crônica;

·         Asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune;

·         Efeito adverso ao BCG e/ou infecção por micobactéria

·         Fenótipo clínico sugestivo de síndrome associada à imunodeficiência,

·         História familiar positiva de imunodeficiência.

 

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Facebook: Asbai Alergia
Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/
Youtube: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt
Twitter: @asbai_alergia
www.asbai.org.br

Informações para a Imprensa: 

Gengibre Comunicação
(11)94466-0408 (ligações e WhatsApp)

Patrícia de Andrade – patricia@gengibrecomunicacao.com.br
Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br
Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br