Boletim ASBAI Edição Nº 61 | EDITORIAL | A pandemia e a consolidação do ensino a distância

Boletim ASBAI Edição Nº 61 | EDITORIAL | A pandemia e a consolidação do ensino a distância

Caro associado,

Passados quase dois anos da pandemia do coronavírus no Brasil, diversas atividades tiveram que se adaptar a uma nova realidade com o distanciamento entre as pessoas. Para algumas atividades, um desastre; para outras, uma oportunidade. Para o ensino a distância, foi um marco de crescimento exponencial na divulgação do conhecimento.

A Universidade ASBAI, que pode ser acessada pelo endereço www.universidade.asbai.org.br, é a plataforma customizada e integrada da ASBAI, convergindo todas as atividades de educação on-line e proporcionando a publicação de cursos totalmente gratuitos aos sócios e pagos pelos não sócios.

Na Universidade ASBAI, estão inseridas as aulas dos cursos livres e de jornadas parceiras, os Congressos Brasileiros de Alergia e Imunologia de 2018 a 2021 e o EAD ASBAI 2021. No ano passado, houve aumento de 18% no número de inscritos, em um total de 46.105 usuários e 161.893 (aumento de 2.000%) matrículas em nossos cursos. Ressalto que 54% dos acessos já são pelo celular, tornando o conteúdo fácil e prático na palma de sua mão.

Em 2021, foram realizadas e permanecem à disposição 273 aulas de 32 cursos livres e jornadas parceiras com a indústria e 292 aulas dos Congressos Brasileiros de Alergia e Imunologia. No EAD da ASBAI 2021, são 36 aulas formuladas com a Diretoria Científica e Departamentos Científicos da ASBAI. O EAD ASBAI é a menina dos olhos do nosso presidente, Dr. Emanuel Sarinho, que, conforme prometido, está certificando o especialista em Alergia e Imunologia como ‘especialista atualizado’, além de contar pontos para os que farão prova de título da ASBAI. Não deixe de se qualificar: o prazo é março, quando entrará o EAD ASBAI 2022.

Mas não paramos por aí! Está claro para a ASBAI que essa janela de oportunidade veio para ficar, democratizando a divulgação e o acesso ao conhecimento. Para 2022, estamos programando, com a Diretoria Científica, a grade do EAD ASBAI 2022, com novidades como discussões de casos ao vivo, além das aulas e da certificação. Nos eventos em datas comemorativas, como Dia Mundial da Asma, a proposta é a realização de eventos híbridos, com um grupo participando presencialmente, mas também tornando acessível o evento on-line para aqueles que eventualmente não puderem se deslocar. Teremos eventos após os congressos mais relevantes de nossa especialidade, trazendo os highlights, como o Pós-AAAAI e o Pós-EAACI. Sem dúvidas, o evento mais esperado é o nosso Congresso Brasileiro, que deve ser presencial, mas também com conteúdo que ficará disponível na Universidade ASBAI.

Com a certeza de proporcionar ao associado a vanguarda do conhecimento e mantê-lo informado e atualizado de forma acessível, a Diretoria de Educação Médica a Distância se coloca à disposição de todos os especialistas da nossa ASBAI.

Um feliz 2022, de muita atualização, mesmo que a distância!

 

Dr. Herberto José Chong Neto
Diretor de Educação Médica a Distância da ASBAI