Cosméticos estão entre as maiores causas de alergia

#diainternacionaldamulher

Os cosméticos estão entre as alergias mais comuns. Esmaltes, lápis de olho, batom, tinta para cabelo são as mais relatadas. As reações causadas por cosméticos podem ser de dois tipos:

  • Dermatite de Contato Irritativa – é mais comum e se caracteriza por coceira, queimação e sensação de “picadas”, surgindo logo após a aplicação do produto.
  • Dermatite de Contato por hipersensibilidade: resulta da sensibilização alérgica e não depende de ação irritante ou tóxica do produto sobre a pele.

“Um dado importante é que a alergia não aparece na primeira vez em que é usado o produto, mas sim com o passar do tempo. Os principais sintomas das alergias a cosméticos são: vermelhidão na pele, inchaço, formação de bolhas, coceira”, alerta a Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)

Várias substâncias usadas na pele, como perfumes, cremes e cosméticos, são mais reativas se expostas à luz solar, podendo causar as chamadas fotodermatites.

“Ainda temos outras dificuldades, como, por exemplo, os rótulos desses produtos, que trazem informações confusas, em uma linguagem desconhecida do público leigo”, conta Dra. Sayuri.

Além disso, podem ocorrer reações cruzadas. A alergia à tintura de cabelo, que é muitas vezes causada por uma substância chamada parafenilenodiamina, usada como fixador. Tatuagens de hena são populares no verão, tanto em adultos como em crianças, pelo fato de serem temporárias e consideradas sem riscos. Porém, alguns tipos de hena negra recebem a adição de parafenilenodiamina, com objetivo de tornar a secagem mais rápida e realçar o desenho. Contudo, as tatuagens temporárias que contém altas taxas desta substância são mais agressivas ao organismo, com maior chance de provocar alergia.

A Dra. Alexandra dá algumas dicas de prevenção:

  • Use produtos de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  • Guarde os cosméticos em lugar fresco e protegido da luz solar;
  • Não use produtos que estejam com o prazo de validade vencido;
  • Não compartilhe maquiagens com outras pessoas.
  • Não use perfumes quando for à praia ou quando se expuser ao sol.
  • Se tiver dúvidas sobre um determinado cosmético, peça orientação ao seu alergista, para evitar reações desagradáveis.