Comunicado da ASBAI Regional-RJ, acerca da crescente onda de boatos antivacinação da influenza A H1N1

Comunicado da ASBAI Regional-RJ, acerca da crescente onda de boatos antivacinação da influenza A H1N1

Tendo como base o  excelente texto sobre o assunto publicado pela  Dra. Meri Baran,  Ex-Superintendente Municipal de Vigilância de Saúde, em seu blog http://meribaran.blogspot.com  no dia 31/01/10   destacamos:
 
1. Imunização é uma das maiores intervenções da saúde pública para prevenir doenças e óbitos, principalmente em crianças.
 
2. Atualmente a vacina contra influenza A H1N1 tem sofrido ação antivacina.
A internet, através principalmente de blogs, tem se mostrado o principal meio de publicação de conceitos duvidosos que afirmam que  esta nova influenza não tem comportamento diferente da influenza sazonal e que se tornou um negócio lucrativo para a indústria da saúde.
 
3. Vários estudos mostram a gravidade do comprometimento pulmonar nesta nova pandemia, diferente do que ocorre com a gripe sazonal. O comprometimento maior da criança, do adulto jovem e das gestantes é bem diferente da influenza sazonal que ocorre mais em idosos; a propósito, na página de rosto da Organização Mundial de Saúde (www.who.int) está publicada uma nota formal sobre esta onda de boatos em relação à vacina da influenza AH1N1.

4. Em várias épocas surgem com maior ou menor intensidade movimentos antivacina. Os interesses destes movimentos residem em uma grande diversidades de motivos. A sociedade não pode se deixar levar por opiniões inconsistentes e deve reforçar a confiança em instituições de peso como a OMS, o CDC e os órgãos nacionais de controle e prevenção de doenças (Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de cada país).
 
Atenciosamente,
 
DIRETORIA DA ASBAI-RJ