Bienal de Alergia e Imunologia reúne especialistas do Brasil e exterior

Bienal de Alergia e Imunologia reúne especialistas do Brasil e exterior

Estações práticas e casos clínicos fazem parte da programação

#ALERGORIO2019

 

Nos dias 09 e 10 de agosto, a cidade do Rio de Janeiro receberá alergistas e imunologistas, pediatras, pneumologistas, dermatologistas, otorrinolaringologistas, clínicos do Brasil e do exterior para o ALERGORIO 2019. Evento bienal realizado pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – Regional Rio de Janeiro (ASBAI RJ) em parceria com a Câmara Técnica de Alergia e Imunologia do CREMERJ.

O evento, direcionado a médicos, residentes e estudantes de Medicina já é tradição na programação de cursos e simpósios dentro das áreas de Alergia e Imunologia. São esperadas cerca de 400 pessoas para o ALERGORIO 2019.

A grade científica tem como destaques temas sobre a contribuição dos imunobiológicos nas doenças alérgicas; tratamento atual da asma – GINA 2019; manejo da asma em lactentes e crianças; rinite de difícil controle; abordagem da urticária crônica espontânea; novas perspectivas no tratamento da dermatite atópica; o que todo médico deve saber sobre reações adversas aos medicamentos; o que há de novo na fisiopatologia e tratamento da esofagite eosinofílica.

 

Novidade

Nesta edição, o ALERGORIO levará a tenda “Mundo do Ácaro”, que permitirá aos participantes visualizarem os ácaros ao microscópio e lupa, além da taxonomia, ciclo evolutivo, prevalência, reação cruzada, fotos ilustrativas e controle do ácaro. Calcula-se que a prevalência de reações alérgicas por ácaros na população geral seja de cerca de 10% a 20%, sendo responsáveis pela maioria dos casos de rinite e asma alérgica.

Os ácaros formam o grupo mais diverso e abundante dentre todos os aracnídeos. Até hoje, mais de 50 mil espécies já foram descritas. O tamanho dos ácaros permite que eles vivam em microambientes muito diversos.

“De acordo com estudos, em cada grama de poeira podem ser encontrados até 40 mil ácaros. Isso significa que cinco gramas de poeira podem abrigar 200 mil ácaros. Cem ácaros por grama de poeira já são suficientes para desencadear uma reação alérgica em um indivíduo”, explica a Dra. Priscila Geller, da Comissão de Assuntos Comunitários da ASBAI RJ.

Os ácaros vivem em colchões e alimentam-se de partículas de pele humana, que resultam da descamação natural do corpo. Eles se proliferam em ambientes quentes e úmidos. Acredita-se que um grama de pele humana alimente cerca de um milhão de ácaros.

O presidente da ASBAI RJ, Dr. Nelson Cordeiro, conta que o ALERGO RIO 2019 está com uma programação diversificada e abrangente. “É uma excelente oportunidade para médicos e estudantes reciclarem e atualizarem seus conhecimentos sobre as doenças alérgicas e imunológicas, que apresentam alta prevalência no Brasil e responsáveis por grande parte do atendimento em clínicas, consultórios e emergências”, explica Dr. Nelson.

Entre os palestrantes internacionais estão os professores da Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia (AAAAI), Dr. William Busse e Dr. Daniel Suez. Mais de 50 professores dos Serviços de Alergia e Imunologia do RJ e de outros estados, participarão das atividades do ALERGORIO 2019.

Os congressistas ainda poderão participar de cinco simpósios, duas estações práticas de teste e provocação com alimentos e medicamentos, sessão interativa com perguntas e respostas, casos clínicos comentados, prós e contras, “hot topics” entre outras atividades. 

 

ALERGORIO 2019

Datas: 09 e 10 de agosto

Local: Windsor Oceânico Hotel – Rua Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca/RJ.

Horário: 8 horas

Inscrições:http://www.alergo2019.com.br/txt/3/

Site:http://bit.ly/ALERGORIO2019

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Facebook: Asbai Alergia

Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/

YouTube: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Twitter: @asbai_alergia
www.asbai.org.br

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação

 (11) 94466-0408

Patrícia de Andrade – patricia@gengibrecomunicacao.com.br

Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br

Regiane Chiereghim -regiane@gengibrecomunicacao.com.br