Promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências.

Contato: Rua Domingos de Morais, 2.187, 3º andar, Salas 315, 316 e 317, Bloco Xangai - Vila Mariana - São Paulo/SP Cep: 04035-000 (11) 99703-7937 sbai@sbai.org.br

Please enter subscribe form shortcode

Blog 25 de julho de 2017

Tenho Urticária: como saber se o tratamento está dando certo?

A avaliação diária da intensidade da urticária é útil tanto para o paciente quanto para o médico. Com esta finalidade foi criado o Escore de Atividade da Urticária (Urticaria Activity Score) – UAS 7.

O UAS 7 avalia o número de empolações (lesões) e a intensidade do prurido (coceira). O número 7 se refere ao fato de que a análise é feita por 7 dias seguidos. Serve para analisar a quantidade de lesões na pele (urticas) e a intensidade da coceira (prurido) em cada dia da semana.

Deve ser preenchido pelo paciente, uma vez por dia, no mesmo horário, na semana anterior à consulta. No sétimo dia, os pontos serão somados e levados ao médico.

Na consulta, o médico analisará a pontuação final e assim terá um parâmetro objetivo para avaliar a melhora da sua urticária.

A urticária está controlada se o UAS7 for igual ou menor a 6.

Esta ferramenta serve como um verdadeiro termômetro para avaliar a intensidade da urticária.

O UAS7 é uma ferramenta útil para monitorar a atividade da urticária crônica espontânea. A finalidade é avaliar a eficácia do tratamento e definir melhor a conduta mais adequada.

O UAS7 é a soma das pontuações da gravidade do prurido e urticas (lesões) semanal. A pontuação varia de 0 a 42. UAS7 menor ou igual a 6 indica doença controlada.

O artigo é de autoria da Dra. Solange Valle, do Departamento Científico de Urticária e Angioedema da ASBAI, e da Dra. Fátima Emerson, da Comissão de Assuntos Comunitários – ASBAI.

Leave a Reply