Promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências.

Contato: Rua Domingos de Morais, 2.187, 3º andar, Salas 315, 316 e 317, Bloco Xangai - Vila Mariana - São Paulo/SP Cep: 04035-000 (11) 99703-7937 sbai@sbai.org.br

Please enter subscribe form shortcode

Alergias 22 de fevereiro de 2017

O que são as alergias

Alergias: saiba como acontecem e conheça as mais comuns

O processo alérgico geralmente ocorre por uma resposta exagerada do sistema imune a determinadas substâncias, que podem ser alimentos, medicamentos, venenos de alguns insetos etc. Algumas delas podem ter o componente genético como causa maior para aparecimento, mas em outras não há uma explicação do porquê. Em algum momento da vida, o organismo identifica determinada substância como estranha e começa a desenvolver anticorpos, desencadeando uma série de reações na resposta alérgica.

A diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, conta que as reações alérgicas podem envolver qualquer parte do corpo, mas são mais prevalentes nas vias respiratórias: rinoconjuntivites, sinusites e asma. Podem acometer pele também: dermatites atópicas, dermatites de contato e raramente podem ser graves, chamadas de reações anafiláticas.

Entre as alergias mais peculiares podemos citar urticária (manchas na pele vermelhas e elevadas que coçam muito); alergia ao frio e até mesmo à água (raríssima, mas já com caso descrito na literatura), e ao sêmen.

“Há vários medicamentos que podem ser utilizados na resposta alérgica, sendo os mais conhecidos os chamados “antialérgicos”, ou anti-histamínicos. Eles bloqueiam um receptor de uma das substâncias que são liberadas pelas células durante uma reação alérgica, agindo mais quando há lesões cutâneas, coriza, espirros, coceira na pele e no nariz, e olhos. Dependendo da gravidade da reação, são necessários outros medicamentos, como adrenalina e corticoides”, explica Dra. Sayuri.

Prev Post

Next Post

Leave a Reply