ACONTECEU NA ASBAI | Transformar conhecimento em prevenção e cuidado
LII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia: Guiado pela ciência, empatia e colaboração para transformar o mundo
Com 1.400 participantes e 180 palestrantes nacionais e internacionais, o LII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, abriu o evento destacando o tema central do Congresso: O impacto do Meio Ambiente nas Doenças Alérgicas e Imunológicas, que aconteceu na mesma semana da COP 30.
“O congresso reflete a urgência de compreender e modificar o impacto das mudanças climáticas e da poluição nas doenças alérgicas e imunológicas. O objetivo é transformar conhecimento em prevenção, cuidado e políticas de saúde sustentáveis”, disse a presidente da ASBAI.
Além da Dra. Fátima Fernandes, integraram a mesa de abertura a Dra. Maria Letícia Chavarria, presidente do LII Congresso;Dra. Marta Guidacci, presidente de honra do LII Congresso; o Dr. Eduardo Magalhães de Souza Lima, vice-presidente da ASBAI, Dr. Dirceu Solé, diretor de Pesquisa e Publicações; Dr. Gustavo Falbo Wandalsen, diretor Científico da ASBAI, além de representantes das principais entidades internacionais: World Allergy Organization (WAO), Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI); Sociedade Portuguesa de Alergia e Imunologia Clínica (SPAIC); Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI);Sociedade Latino-Americana de Asma, Alergia e Imunologia (SLAAI) e Associação Argentina de Alergia e Imunologia Clínica (AAAeIC).
A cerimônia de abertura foi marcada por muitas homenagens aos ex-presidentes da ASBAI, que contribuíram para o desenvolvimento da Alergia e Imunologia no Brasil. Na mesma ocasião, foram apresentados os jovens especialistas, aprovados na Prova de Título de 2025.
Ao término do discurso de abertura do LII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, Dra. Fátima enfatizou: “O congresso é um espaço de aprendizado, reencontros e inspiração, guiado pela ciência, empatia e colaboração para transformar o mundo”.
4º Fórum SUS – Com o tema a Atualização no Manejo das Doenças Alérgicas na Atenção Primária à Saúde, o Fórum SUS reuniu cerca de 100 profissionais da saúde de Goiânia, além de associados da ASBAI, que conheceram as últimas atualizações sobre asma na infância, adolescência e no adulto e rinite alérgica.
Mesa estreante – Esta edição do Congresso ASBAI contou com a estreia da mesa redonda sobre Saúde e Espiritualidade, que apresentou estudos com evidências científicas, as formas de abordagem com o paciente sobre espiritualidade e religiosidade e a integração da espiritualidade na prática clínica.
“Eu nunca tinha assistido a uma sessão como a que vimos neste congresso. Foi muito interessante ver como espiritualidade, tem efeito na doença, como pode ser usada como ferramenta para ajudar médicos e pacientes a melhorar as enfermidades. Estive em congressos na América, na Europa e em diferentes partes do mundo, mas nunca tinha visto uma mesa redonda sobre saúde e espiritualidade. A ASBAI está de parabéns pela iniciativa”, disse o Dr. José Antonio Ortega, membro da diretora da World Allergy Organization (WAO).
Entidades Internacionais – Várias conferências internacionais marcaram o LII Congresso de Alergia e Imunologia. A Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, EAACI, esteve presente em duas mesas, além de contribuírem com o Curso Allergy School, direcionado para jovens médicos em formação nos serviços reconhecidos pela ASBAI.
A Dra. Asli Akkor, da EAACI, ministrou aula sobre abordagens práticas de diagnóstico em hipersensibilidade medicamentosa tardia e sobre angioedema hereditário. O Dr. IbonEguiluz, diretor científico da EAACI, falou sobre avanços recentes na rinite alérgica local e o uso de biomarcadores para imunobiológicos em alergias cutâneas.
A Sociedade Portuguesa de Alergia e Imunologia Clínica (SPAIC) realizou duas mesas redondas. Na primeira, foram duas apresentações sobre Apneia obstrutiva do sono e asma, com a palestra do Dr. Pedro Carreiros Martins, presidente da SPAIC; Particularidades da asma grave em idade pediátrica, com o Dr. João Gaspar Marques, vice-presidente da SPAIC.
Na segunda mesa, foram apresentadas as palestras da Dra. Carmelita Ribeiro, sobre Dessensibilização a antineoplásicos, e da Dra. Sofia Couto, sobre Desrotulagem na alergia a penicilina.
Já a Organização Mundial de Alergia (WAO) e a Sociedade Latino-Americana de Asma, Alergia e Imunologia (SLAAI) realizaram em conjunto a miniconferência que trouxe o consenso WAO-ARIA em tosse crônica, com apresentação do Dr. José Antonio Ortega, diretor da WAO; e avanços terapêuticos da dermatite tópica grave, com a Dra. Maria Isabel Rojo, presidente da SLAAI.
“O congresso tem trazido temas bastante inovadores, amplos e que tocam nos pontos-chave que nos interessam como especialistas. Nós buscamos tópicos não apenas recorrentes, mas novidades, e aqui tudo isso está sendo apresentado na voz de grandes especialistas. Isso é muito significativo”, ressaltou Dra. Maria Isabel Rojo, presidente da Sociedade Latino-Americana de Alergia e Imunologia (SLAAI).
Em 2026, o Congresso Luso-Brasileiro será realizado dentro do 53º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, em Foz do Iguaçu. E assim como aconteceu neste ano, ASBAI foi novamente convidada para realizar mesa redonda durante o Congresso da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI), que será realizado em junho de 2026, em Istambul, na Turquia.
Cursos Práticos
Seguindo a nova rotina de Certificação de Cursos Práticos de procedimentos da especialidade, outra atividade marcante em nosso Congresso foi a realização de Cursos Teórico-Práticossobre investigação de Alergia a Medicamentos e Testes para Urticária Induzida. Estes cursos hands-on,organizados e ministrados por membros dos Departamentos Científicos, têm como objetivo capacitar, habilitar e atualizar nossos especialistas para a execução de testes diagnósticos e condutas terapêuticas de forma padronizada e reprodutível.
Lançamentos de livros – Quem esteve no Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia ainda pode participar do lançamentos do livro Alergia e Imunologia no Idoso e da edição de atualização do Guia de Imunização em Asma, Alergia e Imunodeficiências ASBAI / SBIm, celebrando os 10 anos de parceria entre ASBAI e SBIm, desde 2015, ocasião em que foi lançada a primeira edição deste Guia.Além dos livros, a ASBAI ainda lançou o e-book Alergia e Imunidade em Idosos e a Cartilha Inteligência Artificial para o Alergista e Imunologista.
Prêmio Ernesto Mendes – Esse ano, o Prêmio Ernesto Mendes lançou uma nova categoria. Acompanhando a inauguração da Comissão com o mesmo nome: “Tecnologia, Inovação e IA”, um tema que impacta cada vez mais a rotina de especialistas focados em melhorias na assistência, ensino e pesquisa. Os trabalhos avaliados nesta categoria refletiram o interesse de pesquisadores em aproximar tecnologia e ferramentas de inteligência artificial da prática clínica.
A mesa que avaliou os trabalhos inscritos nessa categoria foi composta pelos especialistas: Dr. Eli Mansur, Dr. Braian Lucas Aguiar Sousa, Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, Dr. Fábio Chigres Kuschnir e Dr. Nelson Augusto Rosário Filho.
E vejam os trabalhos que estrearam na nova categoria e conquistaram os dois primeiros lugares:
1º Tamis-AI: Plataforma para Identificação Precoce de Erros Inatos da Imunidade por Meio da Inteligência Artificial, dos autores:Juliana Antunes Tucci; Marina Mayumi Vendrame Takao; Marta Duran Fernandez; Naomy Duarte Gomes; Tito Barbosa Rezende; Paulo Sergio Garcia Ferreira Junior; Adriana Gut Lopes Riccetto; Marcos Tadeu Nolasco Da Silva.
2º Desenvolvimento e Aplicação de um Modelo Brônquico 3D Obtido por Bioengenharia para Modelagem In Vitro da Asma Quimicamente Induzida, dos autores:Daniel Francisco De Sousa; Amanda Cecília Guimarães Borges; Izadora Caroline Furtado De Mendonça; Helioswilton Sales De Campos; Marize Campos Valadares; Artur Christian Garcia Da Silva.
No total, foram mais de 300 trabalhos submetidos ao congresso, destes, 46 solicitaram concorrer ao prêmio.O prêmio Ernesto Mendes tem por essência reconhecer o talento de jovens alergistas, com idade até 35 anos. Apresentamos os vencedores das categorias Alergia e Imunologia.
Categoria Alergia:
1ª Avaliação de Ativação do Mastócito Através da Pesquisa de MRGPRX2Solúvel para Caracterizar Fenótipos da UCE, dos autores: PaulaNatassyaArgolo; Jorge Kalil; Rosana Câmara Agondi.
2º DiagnósticoResolvido por Componentes para Alergia ao Veneno de Hymenoptera no Brasil: Diferenças Regionais, dos autores: Wandilson Xavier Alves Junior; Paula Lazaretti M. Castro; Keity S. Santos; Jorge Kalil; Fábio F. Morato Castro; Alexandra Sayuri Watanabe.
Categoria Imunologia
1º Impacto da Dosagem do Krec na Triagem Neonatal em Minas Gerais, dos autores:Isabel Lages Ribeiro; Sara Fiorillo Rocha Resende; Mayara Bruna Reis Hortelan; Deborah Franco Lourenço; Cristian Eduardo Condack; Gabriela Assunção Goebel; Fernanda Gontijo Minafra; Luciana Araújo Oliveira Cunha.
2º Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas: Pilar Terapêutico nos Erros Inatos da Imunidade, dos autores:Gabriela Martins De Queiroz Campos; Silvia Naomi Eto; Paula PozzoloOgeda; Julia Chaves Cabral; Leonardo Mendes Da Silva; Bruno William Lopes Almeida; Mariana Gouveia Pereira Pimentel; Rafaela Leite Guimarães; Dirceu Solé; Carolina Sanchez Aranda.
A diretoria da ASBAI agradece a todos os participantes do LII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia. Esperamos por vocês em 2026, em Foz do Iguaçu, entre os dias 12 e 15 de novembro, no Centro de Convenções Bourbon Cataratas.
