Promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências.

Contato: Rua Domingos de Morais, 2.187, 3º andar, Salas 315, 316 e 317, Bloco Xangai - Vila Mariana - São Paulo/SP Cep: 04035-000 (11) 99703-7937 sbai@sbai.org.br

Please enter subscribe form shortcode

Blog 26 de abril de 2021

Campanha visa atualizar legislação para facilitar a captação de plasma para produzir medicamentos hemoderivados no Brasil

#plasmajabrasil

 Entre as diversas consequências geradas pela pandemia de Covid-19 está a falta de plasma, principal componente para a produção de medicamentos hemoderivados, entre eles, a imunoglobulina, medicamento essencial no tratamento de 70-80% das doenças que fazem parte do grupo dos Erros Inatos da Imunidade/Imunodeficiências Primárias.

Por isso, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) está à frente de uma campanha para atualizar a legislação vigente, visando facilitar e estimular a captação específica de plasma para plasmaferese e possibilitar a produção de medicamentos hemoderivados no Brasil: #plasmajabrasil

Por causa da pandemia, a coleta de plasma apresentou uma queda mundial, inclusive nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, que são os maiores coletores do mundo da matéria-prima da imunoglobulina.

A captação de plasma é feita preferencialmente por plasmaferese, e não por doação de sangue, que também apresenta uma queda brusca em todo o mundo por causa da Covid-19. Atualmente, o Brasil importa imunoglobulina e tem condições de produzir internamente.

Devemos aproveitar o momento da falta da imunoglobulina para fazer uma campanha em prol da atualização da legislação brasileira, que é antiga e não contempla a captação de plasma.

O Brasil apresenta restrições ultrapassadas, como:

  • A legislação brasileira impede captar doação de plasma por plasmaferese para produzir medicamentos e comercializar, mas permite importar produtos extraídos do plasma, como a imunoglobulina humana (IG).

 

  • Atualmente, o Brasil capta sangue, aproveita os glóbulos vermelhos para transfusões em emergências médicas e descarta o plasma. Desperdício!

É uma inadmissível um país com as dimensões do Brasil, com cerca de 200 milhões de habitantes, não contribuir em nada para captação de plasma mundial. Devemos urgentemente atualizar a legislação para facilitar a doação de plasma e viabilizar a produção de medicamentos hemoderivados no Brasil. Sem isso, vamos continuar 100% dependentes de importação e sofrer pela falta quando algo acontece como estamos vivenciando nessa pandemia.

A campanha da ASBAI, em ambiente digital (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube), será lançada no dia 20/04, durante a Semana Mundial das Imunodeficiências/Erros Inatos da Imunidade.