ASBAI Amazonas esclarece dúvidas da população sobre dermatite de contato no Bem-Estar
“Dermatite de Contato” foi o tema da Tenda de Alergia no programa Bem-Estar Global, realizado na sexta-feira (22/09), em Manaus.
Especialistas da ASBAI Regional Amazonas exibiram uma prateleira com vários cosméticos, tinturas de cabelo e de sapatos, entre outros produtos, que podem desencadear a doença. Materiais informativos e vídeo com orientações também foram apresentados para as mais de 8 mil pessoas que participaram dessa edição do evento.
“É o segundo Bem-Estar que a Regional Amazonas participa. A população é muito carente por atendimento médico, chega ao evento para resolver o seu problema de saúde. Por isso, a importância de orientarmos e direcionar essas pessoas para os serviços públicos que podem receber essa demanda”, explica a Dra. Maria Aparecida Ribeiro de Mattos, presidente da ASBAI Regional AM.
Dermatite de Contato – Existem duas formas da doença: a irritativa e a alérgica de contato. A primeira é chamada assim porque não é alérgica. É causada pela irritação na pele e, em geral, resulta de produtos ácidos que têm ação irritativa.
Já a dermatite alérgica de contato depende de uma sensibilização, ou seja, a pessoa entra em contato com o produto, desenvolve uma reação imunológica (alérgica) específica, que vai gerar as lesões. Sempre que a pessoa entrar em contato com esse agente, reagirá com lesões na pele.
O diagnóstico é feito pelo histórico do paciente e exame físico, quando o médico observa aspecto, tempo de aparecimento e localização das lesões, que, geralmente, surgem na face, couro cabeludo, orelhas e pescoço.
Maquiagens, xampus, bijuterias e até aparelhos de audição podem desencadear a alergia. Afastar o agente causador da dermatite conjugado com loções, pomadas, cremes e medicamentos via oral são indicados como tratamento.