É verdade que contraste pode causar anafilaxia?

É verdade que contraste pode causar anafilaxia?

Você já deve ter ouvido sobre a relação do contraste – usado nos exames de imagem – com a anafilaxia, considerada a reação alérgica mais grave e que pode levar a óbito.

Para esclarecer as dúvidas sobre o assunto, o Departamento Científico de Anafilaxia da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, responde às principais dúvidas.

Anafilaxia – Esteja Ciente, Esteja Preparado, Salve Vidas é o tema da Semana Mundial da Alergia, que acontece de 13 a 19 de junho, organizada pela WAO – Organização Mundial da Alergia e replicada pelas sociedades médicas associadas em todo o mundo. No Brasil, a ASBAI é a responsável pela campanha.

  1. Contraste pode causar anafilaxia?

Sim. A reação pode ocorrer por alergia específica à molécula do contraste para a qual o paciente já foi sensibilizado em contato anterior, ou ser causada por propriedades do contraste utilizado, como peso molecular, que geram liberação de substâncias pelo sistema imunológico, independentemente de contato prévio. Quanto mais grave e rápida a reação, maior a chance de ter mecanismo alérgico específico envolvido.

  1. Há um percentual de quantas pessoas apresentam reações de anafilaxia por contraste?

Os contrastes mais utilizados são os iodados (usados em tomografias) e compostos de gadolíneo (usados em ressonância nuclear magnética). A anafilaxia por contrastes iodados ocorre em 2 a 4 pessoas para cada 10 mil aplicações e, por gadolíneo, em 1 para cada 10 a 100 mil aplicações.

  1. É verdade que pessoas com alergia a frutos do mar podem ter anafilaxia com contraste?

Sim, mas o risco é o mesmo da população geral. Ou seja, o fato de ter alergia a frutos do mar não predispõe à anafilaxia por contraste. Alguns locais ainda possuem questionário para pacientes que farão exames contrastados interrogando alergia a frutos do mar por conterem iodo, mas vários trabalhos científicos mostram que não há associação entre alergia a camarão e frutos do mar e reações a contrastes.  A alergia a frutos do mar ocorre por proteínas específicas desses alimentos que não estão presentes em contrastes. Anafilaxia a contrastes está associada à molécula do contraste e não ao iodo. Além disso, iodo está presente em muitos alimentos como bananas, ovos, iogurte natural, sal iodado, feijões brancos e cerveja.

  1. Quais as orientações devem ser passadas ao paciente com histórico de anafilaxia que vai receber contraste em um exame de tomografia?

É importante verificar a causa da anafilaxia do paciente. Caso tenha tido anafilaxia após uso de contraste, é necessário saber qual o tipo de contraste foi utilizado e as características da reação anterior para verificar se há risco de nova reação. Por isso, é fundamental que o paciente seja avaliado por um especialista da área de Alergia e Imunologia, que irá fazer a investigação e orientar a melhor forma de prevenção.