Promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências.

Contato: Rua Domingos de Morais, 2.187, 3º andar, Salas 315, 316 e 317, Bloco Xangai - Vila Mariana - São Paulo/SP Cep: 04035-000 (11) 99703-7937 sbai@sbai.org.br

Please enter subscribe form shortcode

Alergia Alimentar 17 de dezembro de 2025

Festas de fim de ano exigem cuidados para quem tem alergia alimentar, rinite e urticárias induzidas

Festas de fim de ano exigem cuidados para quem tem alergia alimentar, rinite e urticárias induzidas

As celebrações de fim de ano representam um período de atenção redobrada para milhões de brasileiros que convivem com alergias. Por isso, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) preparou algumas orinetações que podem ajudar na prevenção da alergia alimentar, rinite alérgica e urticárias induzidas, que são causadas por calor, suor, sol e exercício.

Alergia Alimentar: As mesas fartas de Natal e Ano Novo frequentemente contêm alérgenos comuns, muitas vezes “escondidos” em pratos típicos desta época, como amendoim, nozes, castanhas, frutos do mar, além do leite e ovo. As reações alérgicas a alimentos acometem até 8% da população.

Dicas da ASBAI: 

1 – Avise os anfitriões e chefs de restaurantes sobre as alergias e sua gravidade.

2 – Garanta pelo menos uma opção segura. Leve um prato preparado por você.

3 – Ler o rótulo de alimentos industrializados é fundamental.

4 – Verifique utensílios como talhares e pratos, para ter certeza que não tiveram contato com o alérgeno.

5 – Tenha sempre à mão o plano de ação preparado pelo seu alergista e a medicação prescrita (anti-histamínicos, auto injetor de adrenalina, se for o caso).

 

Rinite Alérgica: A rinite pode ser desencadeada por diversos fatores ambientais como poeira, ácaros, mofo, perfumes, aromatizantes e fumaça. Atinge cerca de 26% das crianças brasileiras. Em adolescentes, esse percentual vai a 30%, de acordo com dados do ISAAC (Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância).

 

Dicas da ASBAI:

1 – Mantenha o ambiente onde ocorrera a festa de Natal ou Ano Novo bem arejado.

2 – Peça para que perfumes e aromatizantes fortes, comuns em velas decorativas nesta época, sejam evitados e mantenha distância de fumaças.

3 – Mantenha o uso regular de sprays nasais e anti-histamínicos conforme orientação do seu médico alergista imunologista.

4 – Lavagem com soro fisiológico ajuda a remover irritantes.

 

Urticárias Induzidas: As lesões surgem quando há algum fator desencadeante externo específico (gatilho). Dependendo do gatilho, as induzidas podem ser divididas em físicas e não físicas:

– Urticárias Físicas: fricção na pele, pressão, frio, calor, sol ou vibração.

– Urticárias Não físicas: Aquagênica (água), urticária de contato e colinérgica (ocorre quando a temperatura do corpo aumenta com exercício, banho ou em situações da vida cotidiana).

Dicas da ASBAI:

1 – Use roupas leves, mais soltas e de algodão, por exemplo.

2 – Prefira locais ventilados, com ar-condicionado.

3 – Beba bastante água, hidratação é muito importante.

4 – Use protetor solar, chapéus e procure ficar na sombra.

5- Evite atividades físicas intensas se ela for um gatilho para a sua reação alérgica.

6 – Mantenha o uso de anti-histamínicos e demais medicações prescritas pelo seu alergista imunologista.

É fundamental que os pacientes e seus familiares estejam sempre com a medicação de resgate em mãos. A consulta prévia com o alergista imunologista e um plano de ação claro podem fazer a diferença para um fim de ano seguro.