Promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências.

Contato: Rua Domingos de Morais, 2.187, 3º andar, Salas 315, 316 e 317, Bloco Xangai - Vila Mariana - São Paulo/SP Cep: 04035-000 (11) 99703-7937 sbai@sbai.org.br

Please enter subscribe form shortcode

Boletim ASBAI Edição Nº 108 17 de dezembro de 2025

NO RADAR DA CIÊNCIA | RSFA: Até 24% dos pacientes também têm asma

RSFA: da inflamação Tipo 2 ao desafio dos biológicos no tratamento

A Rinossinusite Fúngica Alérgica (RSFA), se caracteriza por inflamação do tipo 2, sensibilização a fungos mediada por IgE, mucina alérgica e achados radiológicos específicos nos seios paranasais.

O tratamento é predominantemente cirúrgico, complementado por terapias adjuvantes com esteroides. Medicamentos biológicos como omalizumabe, dupilumabe e mepolizumabe, já aprovados para a rinossinusite crônica com pólipos nasais, ainda não foram avaliados em ensaios clínicos.

O Dr. Sérgio Dortas Junior, um dos autores do estudo Rinossinusite fúngica alérgica – série de casos e revisão da literatura, traz os principais destaques neste vídeo.