Látex e medicamentos podem causar anafilaxia durante procedimento cirúrgico
Embora rara, a anafilaxia perioperatória pode ser grave e até fatal. Acomete entre 0,5 e sete pacientes para cada 10 mil cirurgias, sendo três grupos os principais responsáveis por desencadear a reação: bloqueadores neuromusculares (populares “curares”), látex e antibióticos.
No Brasil, o látex é a segunda principal causa de anafilaxia durante uma cirurgia, porém a sensibilização a este alérgeno está em declínio pela melhora na qualidade dos materiais que levam látex, como as luvas cirúrgicas, utilizadas por médicos, enfermeiros e equipe hospitalar.
Para minimizar a ocorrência de uma anafilaxia durante a cirurgia, o Dr. Marcelo Vivolo Aun, diretor da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) lista alguns cuidados que o paciente deve ter. “Avisar ao médico sobre alguma reação alérgica em outra anestesia que tenha tomado, se é alérgico ao látex ou a outros medicamentos que não tenham sido investigados com profundidade, por exemplo, um analgésico/anti-inflamatório, que pode vir a ser aplicado durante a cirurgia”, alerta o especialista.
Para as pessoas que já tiveram reação alérgica a algum medicamento e precisam passar por um procedimento cirúrgico, o Dr. Aun alerta para a importância de procurar por um alergista e fazer a investigação completa, que é lenta e trabalhosa, mas necessária para descobrir o causador e evitar a próxima reação alérgica, entre elas a anafilaxia, a mais grave.