Skip to main content
Diretoria de Pesquisa

Pesquisa atuante

Primeiros dados do Registro Brasileiro de Anafilaxia serão apresentados no Congresso ASBAI

Com importante atuação em diversas frentes, a Diretoria de Pesquisa ressalta nessa gestão a criação do Registro Brasileiro de Anafilaxia, que conta com a participação da Diretoria de Educação Médica a Distância, do Departamento Científico de Anafilaxia, da Diretoria Científica e da Presidência da ASBAI.

“Até o momento, temos 139 registros. Os primeiros 136 estão reunidos em três abstracts que serão apresentados durante o XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados”, conta o diretor de Pesquisa da ASBAI, Dr. Dirceu Solé. O Registro Brasileiro de Anafilaxia permitirá que ações de saúde pública sejam propostas, visando garantir melhor abordagem clínica e terapêutica desses pacientes e, por consequência, de sua qualidade de vida, bem como de seus familiares.

Outros passos importantes antecederam o Registro Brasileiro de Anafilaxia até chegar nessa fase, como a elaboração do projeto, do protocolo de avaliação em conjunto ao Departamento Científico de Anafilaxia da ASBAI e a submissão do projeto final ao Comitê de Ética em Pesquisa da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (Instituto Pensi – Sabará Hospital Infantil).

 

Telemedicina

Para dar suporte e divulgar as boas práticas em telemedicina, a Diretoria de Pesquisa participou do estudo Conhecimentos e práticas sobre telemedicina entre alergistas e imunologistas brasileiros, cuja finalização foi publicada nos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia (AAAI).

A Diretoria de Pesquisa colaborou ainda na elaboração do protocolo para a realização do estudo Alergia alimentar autodeclarada em idosos no Brasil: prevalência e características clínicas – protocolo de estudo, publicado na revista científica AAAI. Também fez parte do grupo de estudo para o desenvolvimento das Diretrizes de Imunoterapia em Rinite Alérgica junto com a Diretoria Científica de Imunoterapia da ASBAI e a Associação Médica Brasileira. E participou do Fórum de Assistência a Pacientes com Doenças Imunoalérgicas no Âmbito do SUS, realizado em São Paulo, com a elaboração de documento a ser encaminhado às instâncias públicas.

“Ainda estão em andamento mais dois projetos que considero muito importantes. Um deles é a avaliação e aprovação do Inquérito Epidemiológico sobre a Realização do Teste de Provocação Oral com Alimentos por Alergistas/Imunologistas — Panorama Brasileiro, divulgado pelo site da ASBAI a todos os associados. O outro projeto trata dos ‘Conhecimentos, atitudes e práticas sobre rinite alérgica de especialistas’, elaborado pelo Comitê de Rinite da Sociedad Latinoamericana de Asma, Alergia e Inmunología (SLaai)”, revela o Dr. Dirceu Solé.

Ele também foi coautor e revisor do artigo Good clinical practices in allergen immunotherapy: position paper of the Brazilian Association of Allergy and Immunology – ASBAI, que foi aceito para publicação no WAO Journal.

“Com a Diretoria de Políticas Públicas, realizamos a pesquisa sobre atuação do alergista/imunologista no atendimento de doenças imunoalérgicas no Brasil, cujos resultados foram publicados nos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia”, destaca o diretor de Pesquisa da ASBAI.

Para encerrar essa gestão, a Diretoria de Pesquisa anuncia o livro Erros Inatos da Imunidade, do qual Dr. Solé é editor colaborador, e que deve ser lançado ainda em 2022.

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

© 2022 ASBAI - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por NaçãoDesign