Skip to main content
Comissão de Ensino e Credenciamento de Serviços

Congregar médicos interessados na área de Alergia e Imunologia

É notório o interesse na nossa área por especialistas formados em outras áreas

A Comissão de Ensino e Credenciamento de Serviços, composta por 12 membros que representam os diferentes serviços de ensino de todo o País, empreendeu esforços em algumas áreas consideradas essenciais para a atuação do alergista e imunologista.

Na entrevista abaixo, a coordenadora da Comissão de Ensino e Credenciamento de Serviços, Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, apresenta as conquistas do biênio 2021-2022.

ASBAI em Pauta — Logo no início da gestão, foi realizado o cadastramento de serviços. Como foi o processo?

Dra. Fátima Fernandes Contatamos todos os serviços que atuam na formação do especialista em Alergia e Imunologia, tanto com programas de residência médica, quanto de especialização ou pós-graduação lato sensu. Os coordenadores dos programas foram convidados a enviar os dados atualizados, confirmando a carga horária e os requisitos mínimos para o credenciamento do serviço. Foram revisados e cadastrados 25 serviços nos diferentes estados do Brasil.

ASBAI em Pauta — Em novembro de 2021, a ASBAI realizou o Fórum de Ensino. Qual o objetivo do evento?

Dra. Fátima Fernandes — A Comissão de Ensino e Credenciamento de Serviços da ASBAI foi a responsável por organizar o Fórum de Ensino. Reunimo-nos com os líderes de diferentes entidades médicas com o objetivo de discutir a ampliação da área de acesso à especialidade de Alergia e Imunologia.

Participaram do evento a Associação Médica Brasileira (AMB), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Comissão Mista de Especialidades (CME), Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) e Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde.

Para melhor organização e sistematização do ensino da especialidade, a Matriz de Competências da Residência Médica em Alergia e Imunologia (Resolução no 12, de 8 de abril de 2019, publicada no DOU em 11 de abril de 2019) foi atualizada, destacando a vertente da abordagem integral e centrada na pessoa.

 

Fórum de Ensino realizado na sede da ASBAI

 

ASBAI em Pauta — No que diz respeito à formação do especialista, o que a Comissão apresentou?

Dra. Fátima Fernandes — Destacamos que a ASBAI tem como missão promover a educação médica continuada, contribuir para a formação de especialistas e difundir conhecimentos na especialidade de Alergia e Imunologia. Tem também a visão de ser a referência na congregação de médicos e demais profissionais de saúde interessados e atuantes na área de Alergia e Imunologia.

ASBAI em Pauta — Atualmente, a residência médica em Alergia e Imunologia tem como pré-requisito a residência em Clínica Médica, com duração de dois anos e carga horária de 5.760 horas (90% prática). Mas há interesse de outras especialidades na área de Alergia e Imunologia?

Dra. Fátima Fernandes — É notória a necessidade e o interesse de acesso à nossa especialização por profissionais formados em outras áreas como Pediatria, Dermatologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia e Medicina de Família e Comunidade.

Durante a discussão, o presidente da ASBAI, Dr. Emanuel Sarinho, solicitou o parecer das demais sociedades participantes sobre o encaminhamento de solicitação à CNRM para inclusão de outras especialidades como áreas de acesso para formação de especialistas em Alergia e Imunologia: Pediatria, Otorrinolaringologia, Dermatologia e Medicina de Família e Comunidade. Todos os representantes dessas entidades manifestaram adesão à iniciativa.

ASBAI em Pauta E o que resultou desse encaminhamento à CNRM?

Dra. Fátima Fernandes Em dezembro de 2021, a CNRM colocou na pauta e foi aprovado, mas ainda precisava passar por mais duas instâncias: AMB e Comissão Mista de Especialidades.

Em 30 de setembro de 2022, a petição foi apresentada por mim ao Conselho Científico da AMB, validada verbalmente pelos atuais presidentes da SBP, Dr. Clovis Constantino, e da SBD, Dr. Mauro Enokihara, e aprovada por unanimidade pelos representantes das entidades presentes durante reunião do Conselho Científico da AMB. Agora falta a última instância, na Comissão Mista de Especialidades, sem data prevista para essa pauta entrar em discussão.

 

Reunião da AMB: – De frente o Dr. Cesar Eduardo Fernandes (presidente AMB), Dr. José Eduardo Lutaif Dolci (diretor Científico da AMB) e os demais membros da Diretoria da AMB

 

ASBAI em Pauta — Ainda no primeiro ano de gestão foi criado o ASBAI EDUCA. Quais os resultados alcançados com essa ação?

Dra. Fátima Fernandes — Criamos esse curso para a formação de residentes e especializandos de todo o Brasil, com uma média de 90 alunos participantes por sessão.

Foi desenvolvida uma plataforma exclusiva que, além da veiculação das aulas, permite a interação dos residentes e preceptores dos serviços cadastrados na ASBAI e ainda a aplicação de teste de conhecimento antes e depois das aulas para avaliar a retenção do conhecimento.

Desde seu início em outubro de 2021, já realizamos o Módulo I de Alergia e o Módulo II de Imunologia Clínica. Foram 16 sessões com 48 temas, incluindo casos clínicos, que foram discutidos entre residentes e preceptores, e ainda a aplicação e discussão de 240 questões elaboradas pelos professores de cada módulo. As aulas continuam disponíveis no site da ASBAI para os alunos matriculados no programa.

ASBAI em Pauta — Outra atividade inovadora dessa gestão foi a elaboração do Manual Prático de Alergia e Imunologia. O que traz essa publicação?

Dra. Fátima Fernandes — Inicialmente foi concebido para ser um material de apoio para o especialista em formação, mas certamente será de grande utilidade para todos os especialistas. Com foco no diagnóstico e tratamento, o Manual fornece informações baseadas em evidências científicas de alta qualidade e em diretrizes reconhecidas de tratamento, nacionais e internacionais, facilitando a implantação da medicina de precisão. São 31 capítulos que contaram com a colaboração de 66 especialistas dos serviços que formam alergistas e imunologistas clínicos de todo o País.

 

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

© 2022 ASBAI - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por NaçãoDesign