Você sabia que não se deve deixar o travesseiro tomando sol?

Você sabia que não se deve deixar o travesseiro tomando sol?

Se você acha que colocar os travesseiros no sol ajuda a matar ácaros e fungos…saiba que isso não acontece. No caso dos travesseiros, os ácaros e micro-organismos se localizam internamente e não na superfície. Se o travesseiro for exposto ao sol, ocorre um aquecimento no seu interior, que normalmente é úmido, repleto de resíduos de pele, e que serve de alimento para os ácaros. A elevação de temperatura favorece aumento da proliferação de ácaros, além de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta. Os raios ultravioletas do sol são capazes de eliminar os micro-organismos das superfícies a eles exposta.

Os ácaros domésticos são os responsáveis por causar diversas doenças alérgicas como rinite, asma, conjuntivite alérgicas e dermatite atópica. Eles sobrevivem em colchões, tapetes, almofadas, sofás, pelúcia e roupas de cama, de preferência em ambientes úmidos. Alimentam-se da descamação da pele humana e de animais e são capazes de se reproduzirem rapidamente quando encontram condições favoráveis.

Após dois anos de uso, 10 a 25% do peso de um travesseiro pode ser formado por ácaros e células mortas da pele. Além disso, os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos se dispersam em poeira fina, o que pode ser facilmente inalado e causar alergias.

Abaixo, algumas dicas para prevenir ácaros e as alergias causadas por eles:

* Para os alérgicos aos ácaros, é necessário usar capas de proteção em travesseiros e colchões, a fim de se evitar maior contaminação de ácaros, fungos e bactérias. As capas devem ser lavadas a cada 3-4 semanas.

* Caso seja necessário lavar o travesseiro, isso só deve ser feito se sua secagem completa for possível, de preferência em lavanderias especializadas que sigam estritamente as instruções de lavagem. As máquinas de uso doméstico podem não oferecer o desempenho necessário para sua completa secagem.

* O ideal é realizar a troca do travesseiro a cada dois anos.

* Deixe o quarto sempre bem ventilado e iluminado.

* Resolver infiltrações ou outras causas de umidade no quarto é fundamental para diminuir a proliferação de ácaros.

* Evite varrer e espanar os móveis durante a limpeza, dando preferência ao uso de panos úmidos, evitando que os ácaros entrem em suspensão e se depositem sobre lençóis e fronhas limpos.