Você sabe qual a diferença entre urticária e alergia?

Especialista responde às dúvidas dos pacientes

Cerca de 20% da população apresenta um episódio de urticária em algum momento da vida. O Dr. Luís Felipe Ensina, Coordenador do Deptº. Científico de Urticária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), responde dúvidas que chegam ao consultório.

O que é urticária?

A urticária se manifesta com lesões (empolações) avermelhadas na pele, que coçam muito e incomodam bastante. Podem ter tamanhos diferentes e se juntar formando placas, que duram até 24 horas, e quando somem, não deixam marcas ou cicatrizes. As mesmas lesões podem reaparecer em seguida, em outras partes do corpo.

Em algumas pessoas, a urticária pode vir acompanhada de angioedema (inchaço). O angioedema pode ocorrer em qualquer parte do corpo sendo mais comum nas pálpebras e lábios. Na maior parte das vezes, não coçae pode ser acompanhado de dor ou queimação. Além disso, desaparece mais lentamente.

Quais os tipos de urticárias?

Existem dois tipos, são eles:

Aguda – que dura menos tempo, no máximo seis semanas. É a mais frequente e ocorre principalmente nas crianças e adultos jovens. Nas urticárias agudas pode haver um mecanismo alérgico, como camarão ou medicamentos.

Crônica – com duração igual ou superior a seis semanas. Atinge mais mulheres entre 25 a 45 anos de idade.

A urticária crônica, por sua vez, pode ser dividida em 2 subtipos:

Urticária crônica espontânea: que é a mais frequente e as lesões surgem sem que se encontre qualquer fator externo responsável.

Urticária crônica induzida: em que as lesões são desencadeadas por fatores externos específicos (exemplo frio, calor), identificados pela história clínica e testes de provocação.

Toda urticária é alergia?

A urticária pode ser a manifestação de uma alergia. Por exemplo, um indivíduo que ingere camarão e desenvolve urticária pelo mecanismo alérgico. O sistema imunológico reconhece a proteína do camarão como algo estranho, e acaba resultando na manifestação clínica que é a urticária.

E no caso de urticária crônica espontânea (UCE)?

No caso da UCE, na maioria das vezes, não existe o mecanismo alérgico citado acima, ou seja, não advém de algo de fora, como a ingestão de um alimento, por exemplo. O que acontece é uma reação do sistema imunológico contra alguma proteína do próprio corpo. Essa reação pode ter dois tipos de mecanismos, sendo que um deles é como se fosse uma reação alérgica. Portanto, nas UCEs a autoimunidade é que está em questão.