teste gengibre

teste gengibre

A valorização dos honorários médicos da especialidade está na pauta da Regional ES 

A Diretoria da ASBAI Regional Espírito Santo começa sua nova gestão com o compromisso de reafirmar a importância de seu papel como instituição, ou seja, de promover educação médica aos seus associados e à população em geral e melhorar a divulgação da nossa especialidade, assim como buscar a valorização dos nossos honorários médicos.

A educação médica continuada para os associados será realizada através de reuniões científicas mensais, quando diversos temas em Alergia e Imunologia serão abordados. Para que nossos associados tenham ainda mais acesso a informações científicas, divulgaremos em nossas redes sociais todas as programações dos eventos em Alergia e Imunologia que ocorrerão em outros estados do País.

A valorização dos honorários médicos da especialidade abriu a sequência de discussões de nossas reuniões mensais e é um dos focos desta gestão. Estamos vivendo momentos difíceis diante da desvalorização do profissional médico, principalmente para quem atende em serviços públicos e/ou depende de planos de saúde. Nessa reunião, criamos uma comissão local de honorários médicos para avaliar defasagens em nossos procedimentos, traçar metas para melhorias e conduzir pleitos. A união dos especialistas nesse tópico é fundamental.

Em abril, na nossa segunda reunião, o tema abordado foi “TSLP, seu papel como alvo para uma nova era no tratamento da asma grave”, com a participação do presidente da ASBAI-BA, Dr. Régis de Albuquerque. Com certeza esses encontros são de muito aprendizado e um momento ímpar de confraternização entre associados e Regionais.

Mas ainda teremos muitos assuntos pela frente e estamos programando, para o segundo semestre, um workshop sobre erros inatos da imunidade.

Em relação às atividades educacionais para a população, daremos continuidade às publicações no Instagram da ASBAI-ES, com temas envolvendo dúvidas de pacientes, fornecendo esclarecimentos com conteúdo confiável e de qualidade. Também está em nossa programação a organização de eventos comemorativos em datas especiais da especialidade, para divulgarmos mais informações à população.

Outro foco importante é a divulgação da nossa especialidade através da participação em eventos públicos em datas comemorativas, ações globais etc. Todas as ações promovidas serão divulgadas nas redes sociais da ASBAI-ES e dos associados interessados.

Estamos certos de que a união de todos nós, especialistas em Alergia e Imunologia, em prol dos mesmos objetivos, contribuirá cada vez mais para o fortalecimento, reconhecimento e valorização da nossa especialidade.

1

Reunião ASBAI-ES em abril, tema abordado: TSLP, seu papel como alvo para uma nova era no tratamento da asma grave

2

Reunião ASBAI-ES em abril, tema abordado: TSLP, seu papel como alvo para uma nova era no tratamento da asma grave

3

Dra. Fernanda Lugão Campinhos (centro): presidente
Dra. Juliana Salim Gonçalves Freitas (direita): diretora secretária
Dra. Cláudia Rabelo Vieira (esquerda): diretora tesoureira

 

Esporte vira canal de atualização e interação na Regional MA

A ASBAI Maranhão já tem a programação completa para 2023, abrangendo reuniões sociais bimestrais entre os membros associados, educação continuada, eventos em datas comemorativas da Alergia e Imunologia, corrida e caminhada, Papo de Alergista anual e, claro, a interação entre especialidades.

A presidente da ASBAI Regional Maranhão no biênio 2023-2024, Dra. Newlena Luzia Lemos Felicio Agostinho, apresenta abaixo o que os alergistas e imunologistas do estado poderão conferir.

WhatsApp Image 2023-01-28 at 19.52.18
WhatsApp Image 2023-03-30 at 20.57.30

Reuniões bimestrais entre os associados

A primeira reunião foi realizada em março e de um jeito bem diferente: um jogo de Beach Tennis. Foi um encontro “fora da sala de aula”, estimulando a atividade física e o engajamento entre os sócios. Um momento de diversão e animação, mostrando que temos de promover saúde e nos manter saudáveis para atender nossos pacientes da melhor forma possível.

DIA MUNDIAL DE COMBATE A

Dia Mundial de Combate à Asma

Será em 5 de maio, no Centro Universitário UNDB, quando os associados apresentarão aos estudantes da área da Saúde os dispositivos inalatórios no tratamento da asma. Durante todo o evento, teremos colegas que explicarão sobre asma e tratamento, tirando dúvidas e realizando sorteios e atividades.

2743e15f-9e04-48e3-8f93-64a1a2d7c450

Curso de responsabilidade e erro médico

Com a finalidade de promover educação médica aos associados, organizamos — na última semana de abril — o curso Responsabilidade e Erro Médico, ministrado por uma professora de direito.

CORRIDA E CAMINHADA (1) (1)

Corrida e caminhada Respire Bem

Em junho deste ano, realizaremos a primeira corrida e caminhada em prol do tratamento das doenças alérgicas. Será aberta ao público e na modalidade de caminhada de 1 km e corrida de 5 km. Durante e após o evento serão distribuídos panfletos informativos sobre como cuidar da saúde e evitar o agravamento das doenças alérgicas.

Papo de

Papo de Papo de Alergista

O Papo de Alergista já acontece desde a gestão passada, como uma forma de apresentar a especialidade de Alergia para os estudantes de Medicina e residentes clínicos e pediátricos. Os associados se revezam e apresentam aulas curtas sobre testes alérgicos, imunoterapia, como é o consultório do alergista e o dia a dia da especialidade. Como temos várias faculdades de Medicina e cursos de residência médica no estado, elaboramos essa modalidade para os estudantes e, porventura, futuros alergistas. O Papo de Alergista será em agosto.

DIA MUNDIAL DE COMBATE A (1)

Interação entre as especialidades

Serão encontros entre colegas de outras especialidades (Otorrinolaringologia, Dermatologia e Oftalmologia) para discussão de casos clínicos e doenças em comum com a especialidade de Alergia:

  • Aula de Dermatite Atópica – com os colegas dermatologistas;
  • Aula de Conjuntivite Alérgica – com os colegas oftalmologistas;
  • Aula de Uso de Imunobiológicos na Polipose Nasal – com os colegas otorrinolaringologistas.