Boletim ASBAI Edição Nº 54 | NO RADAR DA CIÊNCIA | Registro Brasileiro de Anafilaxia será lançado na Semana Mundial da Alergia

Boletim ASBAI Edição Nº 54 | NO RADAR DA CIÊNCIA | Registro Brasileiro de Anafilaxia será lançado na Semana Mundial da Alergia

Por Dr. Dirceu Solé*

Oi, pessoal! Tudo bem?

Vim aqui contar para vocês que a Diretoria de Pesquisa vem trabalhando com afinco — junto com a Diretoria de Educação Médica a Distância, a Diretoria de Comunicação e Divulgação, a Diretoria Científica, a Presidência da ASBAI e a GN1 — na implantação do Registro Brasileiro de Anafilaxia.

À semelhança do que temos observado com a maioria das doenças alérgicas, sua prevalência tem aumentado e os dados nacionais são escassos e limitados a pequenos grupos populacionais específicos.

Estamos observando todos os cuidados para que os dados nele inseridos sejam protegidos, atendendo à Lei Geral de Proteção de Dados. O Registro será preenchido pelo médico atendente de episódio de anafilaxia, sempre com a anuência do paciente.

O objetivo é tê-lo operante antes da Semana Mundial da Alergia, que acontecerá de 13 a 19 de junho, tendo como tema Anafilaxia: seja consciente, esteja preparado, salve vidas (Anaphylaxis: be aware, be prepared, save lives).

Além de nos permitir conhecer as manifestações clínicas da anafilaxia apresentadas por nossa população, bem como sua evolução, os principais agentes etiológicos e os tratamentos instituídos durante o atendimento de emergência nas diferentes faixas etárias, o Registro Brasileiro de Anafilaxia permitirá que ações de Saúde Pública sejam propostas, visando garantir melhor abordagem clínica e terapêutica desses pacientes e, por consequência, de sua qualidade de vida, bem como de seus familiares.

Contamos com a sua participação colaborando com o registro dos pacientes com anafilaxia que estejam sob seus cuidados.

E agora, clique no vídeo abaixo, porque a Dra. Alexandra Sayuri Watanabe tem um recado para vocês.

Abraço a todos!

*Dr. Dirceu Solé é diretor de Pesquisa da ASBAI