Pandemia reduz número de internações por asma

Pandemia reduz número de internações por asma

Pandemia reduz número de internações por asma

Estatísticas do DATASUS indicam que as medidas preventivas adotadas na pandemia de Covid-19 reduziram o número de internações de pacientes com asma no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mostram que no ano de 2019, eram 77 mil pacientes com asma internados. Em 2020, com as restrições impostas pela pandemia, o número caiu para 45 mil internações por asma.

A máscara, o distanciamento social e as outras ações adotadas preveniram não só a Covid, mas todas as infecções respiratórias, que são um dos principais desencadeantes das crises de asma.

A asma acomete cerca de 10% da população brasileira e é responsável por cerca de 2 mil mortes por ano só no Brasil. Os principais sintomas da asma em decorrência da inflamação dos brônquios são falta de ar, chiado no peito, tosse, sensação de cansaço e dor no peito, manifestação clínica normalmente acentuada após esforço físico e até mesmo ao falar e rir.

São muitos os desafios para se chegar ao controle da doença, entre eles a dificuldade de conseguir que o paciente dê continuidade ao tratamento proposto pelo especialista.