Índice de envelhecimento deve atingir 173% em 2060

Índice de envelhecimento deve atingir 173% em 2060

Índice de envelhecimento deve atingir 173% em 2060

A Importância da Imunobiografia para o Envelhecimento Saudável

Simpósio acontece nos dias 26 e 27 de agosto, em SP

Até 2043 a expectativa é que um quarto da população brasileira tenha mais de 60 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Ainda de acordo com o Instituto, a proporção de jovens abaixo de 14 anos será de apenas 16,3%. Deste modo, o chamado “índice de envelhecimento” deverá aumentar aproximadamente de 43% em 2018 para 173% em 2060.

Tendo em vista essa perspectiva, acontece em São Paulo, nos dias 26 e 27 de agosto, o 1º Simpósio de Alergia e Imunologia da Infância à Senescência. O evento é uma realização da ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

O evento vai aprofundar o conhecimento atual sobre as principais variações existentes na Pirâmide Etária Brasileira referentes à apresentação inicial, às manifestações clínicas, ao tratamento e ao prognóstico das doenças imunoalérgicas.

O Simpósio também adotará o lema “Importância da Imunobiografia para o Envelhecimento Saudável”, abordando o papel do microbioma e dos programas vacinais, desde a infância até a vida adulta, que possam interferir no retardo da imunossenescência (alterações imunológicas observadas no envelhecimento), independentemente da idade cronológica.

Entre os temas a serem colocados em pauta durante os dois dias de evento, destacam-se asma, rinite alérgica, alergia dermatológica, imunização, imunodeficiências e imunobiografia.

Paralelamente ao 1º Simpósio de Alergia e Imunologia da Infância à Senescência acontecerá o Fórum de Discussão sobre Alergia e Imunologia no SUS. O Simpósio conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e da Comunidade.

1º Simpósio de Alergia e Imunologia da Infância à Senescência

Data: 26 e 27 de agosto

Local: Hotel Meliá Paulista – Av. Paulista, 2181 – Consolação – SP

Informações e Inscrição: https://www.saiis.com.br/