Imunodeficiências primárias reúne lista de 300 doenças

Pesquisa contínua é importante para identificar fatores genéticos de doenças como Dengue e Zika

 

#congressoalergia2016

 

As imunodeficiências primárias estão entre os temas de destaque do XLIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que acontece em Curitiba entre 28 de setembro e 1º de outubro.

 

O Dr. Antonio Condino-Neto, palestrante do evento sobre o tema e Prof. de Medicina Experimental do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), explica que as imunodeficiências primárias compreendem uma lista de cerca de 300 doenças, consequência de alterações genéticas que afetam o sistema imunológico. A cada 10 mil pessoas, uma tem imunodeficiência primária.

 

Infecções de repetição, autoimunidade, alergias e maior susceptibilidade ao câncer estão entre as características para o diagnóstico da imunodeficiência primária.

 

O Prof. Condino também palestrará sobre as doenças tropicais, muito prevalentes no Brasil. “Pouco sabemos sobre o impacto dessas doenças em pacientes imunodeficientes. Apresentaremos casos de tuberculose, microbactérias atípicas, blastomicose e leishmaniose de difícil controle e associação a outras comorbidades, consequência de defeitos congênitos do sistema imunológico”, conta o especilaista.

 

O médico ressalta ainda a importância de se estabelecer uma linha de pesquisa contínua, procurando identificar fatores genéticos de sensibilidade complicadores para outras doenças tropicais como esquistossomose, Chagas, malária, Dengue, ZiKa, febre amarela, entre outras.

 

Com o tema “A vida com alergia: da criança ao idoso“, Curitiba se tornará, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, a casa de renomados especialistas nacionais e internacionais que estarão na cidade para participar do XLIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia. Estima-se um público de 1.500 pessoas durante o evento.

 

 

XLIII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Data: de 28 de setembro a 1º de outubro

Local: Expo Curitiba

Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300. Campo Comprido –Curitiba

Informações e Inscrições: http://congressoalergia2016.com.br/inscricoes/index.php#menuinscricoes

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
www.asbai.org.br

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação

(11) 5096-0838

 

Patrícia de Andrade  patrícia@gengibrecomunicacao.com.br  

Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br

Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br

Luciana Tierno – luciana@gengibrecomunicacao.com.br