Herpes Zoster e Hepatites – há vacinas para envelhecer protegido e com saúde

Herpes Zoster e Hepatites – há vacinas para envelhecer protegido e com saúde

Herpes Zoster e Hepatites – há vacinas para envelhecer protegido e com saúde

Com o avançar da idade, o sistema imunológico também envelhece, o que é chamada de imunossenescência e está associada ao progressivo declínio da função imunológica e consequente aumento da suscetibilidade a infecções, doenças autoimunes e câncer, além de redução da resposta vacinal.

A seguir, as principais vacinas para garantir a saúde na terceira idade.

  • Quais as doenças mais frequentes em idosos e que podem ser evitadas com vacinas?

Os idosos são mais susceptíveis a várias doenças tais como: Influenza (gripe), infecções por pneumococos e haemophilus influenza levando a pneumonias, sepse, meningite, coqueluche e herpes zoster.

  • O que é herpes zoster?

Herpes zoster, chamada popularmente de cobreiro, é causado pelo varicella zoster vírus (VZV) ou herpesvírus humano tipo 3, o mesmo que causa a varicela. A varicela ocorre com maior frequência na infância e resulta da infecção primária. Já o herpes zoster é mais comum no idoso, e tem origem na reativação do vírus após a primeira ocorrência de varicela. Várias condições estão associadas ao aparecimento do herpes zoster, como baixa imunidade, câncer, trauma local, cirurgias da coluna e sinusite frontal. Os idosos mostram uma diminuição da imunidade ao vírus, o que explica sua maior ocorrência após a quinta década. A vacina está indicada acima de 50 anos.

3- Qual a importância da vacinação contra a herpes zoster? 

A vacina evita o aparecimento da doença e as suas possíveis complicações tais como:

  • Infecção secundária por outras bactérias;
  • Ataxia cerebelar aguda: afeta equilíbrio, fala, deglutição, movimento dos membros do corpo;
  • Trombocitopenia: baixa quantidade de plaquetas, comprometendo a coagulação sanguínea;
  • Síndrome de Reye: doença rara que causa inflamação no cérebro e pode levar a morte;
  • Varicela disseminada ou varicela hemorrágica em pessoas com comprometimento imunológico;
  • Nevralgia pós-herpética (NPH) – dor persistente por 4 a 6 semanas após a erupção cutânea;
  • Em mulheres grávidas, pode ocorrer a infecção no feto, que pode levar a embriopatia, síndrome da varicela congênita (malformação das extremidades dos membros, microftalmia, catarata, atrofia óptica e do sistema nervoso central).
  • As hepatites A e B também são comuns no Brasil?

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de fibrose avançada ou de cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão. São doenças infectocontagiosas preveníveis por vacinas e podem evitar o adoecimento com evolução de uma doença crônica e potencialmente letal.

    5- Como ter um envelhecimento saudável? 

Não podemos pensar no envelhecimento saudável sem pensar nos hábitos que mantivemos no período que antecede este envelhecimento. Devemos manter hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas frequentes, hábitos de higiene pessoal e do ambiente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo e manter a nossa imunização (vacinação) em dia, pois as vacinas são importantes para todas as idades, principalmente nos extremos de idade em que o sistema imunológico é mais susceptível a infecções.