Especialistas lançam livros para pacientes durante Congresso de Alergia e Imunologia

Especialistas lançam livros para pacientes durante Congresso de Alergia e Imunologia

#CongressoASBAI2019

Pacientes que sofrem de dermatite atópica e angioedema hereditário passam a contar com duas publicações escritas por especialistas em Alergia e Imunologia. “Doutor, Eu Tenho Angioedema Hereditário” e “Doutor, Eu Tenho Dermatite Atópica”. Cada um dos livros reúne 50 das principais dúvidas dos pacientes, que são levadas ao consultório, e as respostas de especialistas em cada assunto.

A Dra. Solange Valle, membro do Departamento Científico de Urticária/Angioedema da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), participa como coautora das duas publicações. “Dedicamos esses livros não somente aos pacientes, mas aos seus familiares, que são o apoio nessa difícil jornada, que vai do subdiagnóstico até a dificuldade de se obter o medicamento de alto custo e que o Sistema Único de Saúde não fornece, comenta Dra. Solange.

Dermatite Atópica – Cerca de 20% das crianças e 3% dos adultos são afetados pela dermatite atópica, doença que tem origem genética e é considerada crônica. As principais características são pele seca e coceira intensa, que muitas vezes resulta em feridas. É mais comum na infância e cerca de 60% dos casos ocorrem no primeiro ano de vida.

Angioedema Hereditário – é uma imunodeficiência primária (IDP) e não uma alergia. Os pacientes com AEH apresentam edema (inchaço) de forma recorrente. É uma doença genética, rara e principalmente pouco diagnosticada, de herança autossômica dominante, ou seja, os pais têm 50% de probabilidade de passar a alteração genética (mutação) para os seus filhos.

Médicos do Grupo de Estudos Brasileiro em Angioedema Hereditário (GEBRAEH), entre elas as Dras. Anete Grumach, Faradiba Serpa e Fátima Emerson, além da Dra. Solange, são autoras do “Doutor, Eu Tenho Angioedema Hereditário”.

Assinam a obra do “Doutor, Eu Tenho Dermatite Atópica” os especialistas Dr. Omar Lupi, e as Dras. Fátima Emerson, Marcia Mallozi e Solange Valle.

Os dois livros serão distribuídos durante o 46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que acontece em Florianópolis, de 25 a 28 de setembro, e em breve estará disponível para download no site da ASBAI. Neste espaço do site, pacientes podem ter acesso aos demais títulos, como O Sistema Respiratório e a AsmaAlergia – Perguntas e Respostas“Doutor, Eu Tenho Urticária”Viver Bem com AsmaAlergia em Pessoas Idosas.

 

46º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Data: de 25 a 28 de setembro

Local: Centro de Convenções CentroSul – Florianópolis – Santa Catarina

Horário: Das 8 às 18 horas

Programação: http://bit.ly/ProgramaçãoCongressoASBAI

Inscrições: http://bit.ly/inscricoesASBAI

Credenciamento de Imprensa: imprensa@gengibrecomunicacao.com.br

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

 

Serviço

Facebook: Asbai Alergia

Instagram: https://www.instagram.com/asbai_alergia/

YouTube: https://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt

Twitter: @asbai_alergia

www.asbai.org.br

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação

 (11) 94466-0408

Patrícia de Andrade – patricia@gengibrecomunicacao.com.br

Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br

Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br