Esclarecimentos sobre o RQE

Esclarecimentos sobre o RQE

Esclarecimentos sobre o RQE

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), buscando o fortalecimento e valorização da ação dos especialistas em todo território nacional, inicia em 2021 uma mobilização entre seus associados sobre a necessidade de realizar o registro de qualificação na especialidade (RQE) nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

O novo Código de Ética Médica especifica que para anunciar suas qualificações, incluindo a qualificação em Alergia e Imunologia, o médico precisa, necessariamente, ter seu título de especialista registrado no CRM do estado onde exerce suas atividades profissionais.

Oportuno destacar que atualmente são duas as formas do médico conquistar um RQE em Alergia e Imunologia: por meio do Título de Especialista expedido pela ASBAI e por meio do certificado de Residência Médica em Alergia e Imunologia.

Sem o RQE, o médico, ainda que titulado pela ASBAI ou portador de certificado de residência médica na especialidade, constará no site do CFM (www.cfm.org.br) somente como médico e não poderá anunciar a especialidade em placas, papéis timbrados, receituários, carimbos, redes sociais e outros.

O RQE é a comprovação de que a especialidade médica anunciada é reconhecida e que o profissional está habilitado para exercê-la. Transmite, portanto, mais confiança e credibilidade aos pacientes, além da segurança de saber que estão sendo atendidos por profissionais que receberam formação adequada e reconhecida.

Além disso, o registro da qualificação de nossos especialistas em Alergia e Imunologia dará visibilidade mais acurada de quantos somos com o benefício de fortalecer nossa associação diante do Conselho Federal de Medicina e da sociedade em geral.

A diretoria da ASBAI, por meio de sua Comissão de Ética e Defesa profissional estará disponível para orientar sobre os trâmites exigidos para a obtenção deste registro. Em breve, quando identificarmos que um número substancial dos associados realizaram seus registros, a ASBAI iniciará uma campanha pelas redes sociais, alertando o público em geral sobre a importância de
procurar profissionais em Alergia e Imunologia que tenham número de RQE.

Consideramos que esta campanha pode trazer enormes benefícios a nossos profissionais qualificados e a sua clientela. Não deixem para depois, façam seus registros de qualificação no CRM de seus estados!

Atenciosamente
Diretoria de Ética e Defesa Profissional ASBAI