Diretoria de Pesquisa
Avanços e inovações em pesquisa na Alergia e Imunologia: Destaques do biênio 2023-2024
Diversas iniciativas da Diretoria de Pesquisa marcaram o biênio 2023-2024, refletindo um compromisso contínuo com a excelência e o desenvolvimento profissional dos associados.
Os Congressos Brasileiros de Alergia e Imunologia, realizados em Maceió (AL) e Salvador (BA), foram palcos de importantes atividades coordenadas por nossa Diretoria. A avaliação e coordenação dos trabalhos científicos inscritos, bem como a organização das bancas dos prêmios Oswaldo Seabra, Antônio Oliveira Lima e Ernesto Mendes, foram momentos cruciais para o reconhecimento e incentivo à pesquisa de qualidade. Além disso, os Fóruns de Pesquisa realizados nesses eventos proporcionaram um espaço valioso para discussões aprofundadas e troca de conhecimentos entre os participantes.
O Registro Brasileiro de Anafilaxia foi outro destaque, com a coordenação dos primeiros 237 casos apresentados no L Congresso e a reavaliação de 318 casos no LI Congresso. Esses dados não só enriqueceram os eventos nacionais, como também foram compartilhados no Congresso Europeu de Alergia e Imunologia Clínica, realizado pela Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI), além de serem publicados na Revista da ASBAI, ampliando o alcance e impacto das descobertas brasileiras.
A Diretoria também se empenhou na revisão do protocolo sobre as necessidades não atendidas relacionadas ao teste de provocação oral (TPO) com alimentos, uma pesquisa proposta pelo Departamento Científico de Alergia Alimentar.
Também avaliamos e viabilizamos protocolos referentes à alergia alimentar no idoso e aos novos agentes sensibilizantes de contato. A publicação de protocolos de investigação nos Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia demonstra o compromisso com a disseminação de informações relevantes e atualizadas para a prática clínica.
O estudo sobre novos alérgenos sensibilizantes em pacientes com dermatite de contato e a análise de três mil testes de contato reforçam a importância de uma abordagem científica rigorosa e colaborativa.
Além disso, a elaboração de documentos como Construindo o consultório do alergista e imunologista oferece diretrizes práticas essenciais para os profissionais da área, abordando temas como procedimentos operacionais padrão e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Fizemos ainda a análise do desenvolvimento de um protocolo de estudo sobre as necessidades não atendidas dos jovens especialistas.
A colaboração com o Departamento Científico de Imunoterapia na revisão sistemática sobre imunoterapia na asma pediátrica e do adulto, que será publicada na Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB), é mais um exemplo do esforço conjunto para aprimorar os tratamentos disponíveis e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Por fim, a supervisão, entre os associados, do inquérito sobre alergia a castanhas demonstra um compromisso contínuo com a identificação e o atendimento das necessidades dos pacientes. Este balanço do biênio destaca não apenas as realizações da Diretoria de Pesquisa, mas também o potencial de crescimento e inovação que continua a impulsionar a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.
Rua Domingos de Morais, 2.187 – 3º andar Salas 315,316 e 317 – Bloco Xangai – Vila Mariana – São Paulo – SP / 04035-000
www.asbai.org.br
(11) 5575-6888
asbai@asbai.org.br
© 2024 ASBAI - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por NaçãoDesign

