Skip to main content
Diretoria Científica

“O feedback de todos é muito importante para nós!”

Prêmio inédito e o desafio de realizar o primeiro congresso on-line

Disponibilizar evidências científicas e novidades em temas relacionados à Alergia e à Imunologia Clínica foi, desde o início, o estímulo principal da Diretoria Científica. Como desdobramento, a preocupação em formar novos especialistas e enriquecer a educação continuada dos associados. À frente da Diretoria Científica, o Dr. Dirceu Solé e a diretora científica adjunta, Dra. Ekaterini Goudouris, destacam as principais conquistas da ASBAI na área:

    • Inclusão de um Jovem Especialista entre os membros dos Departamentos Científicos;
    • Integração com outras sociedades médicas na elaboração de guias de tratamento: Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Anestesiologia e Sociedade Brasileira de Imunizações;
    • Manutenção da Universidade ASBAI com um número significativo de participantes;
    • Implantação dos Cursos de Capacitação em Provocação Oral/Injetável com Fármacos;
    • Curso de Imersão em Imunodeficiências Primárias;
    • Simpósio Internacional de Alergia Alimentar Girassol/ASBAI em 2019.

Na entrevista abaixo, Dr. Solé e Dra. Ekaterini relatam os esforços para a realização do primeiro Congresso da ASBAI no formato totalmente on-line. “Apesar de todas as limitações apresentadas neste ano, a procura pelo Congresso foi muito boa, com a submissão de mais de 350 temas livres”, conta Dr. Solé.

ASBAI em Pauta — O senhor estava à frente do Congresso de Florianópolis, que foi premiado como o melhor congresso na categoria de até dois mil pessoas. O que significou esse prêmio?

Dr. Dirceu Solé — O Prêmio DOCTALKS 2020, de “Melhor Evento na Categoria Duas Mil Pessoas”, homenageou eventos e personalidades da área médica que se destacaram pela excelência e relevância de seu trabalho. A premiação é inédita na história da ASBAI e significa uma grata recompensa aos esforços que têm sido feitos a cada ano para realizar eventos de nível cada mais elevado, sempre em busca de oferecer o que há de melhor aos associados em termos de conhecimento científico e oportunidade de criar e reforçar laços profissionais e pessoais. E o prêmio não é mérito isolado da Diretoria Científica: destacamos a participação dos Departamentos Científicos e dos membros da atual Diretoria.

ASBAI em Pauta — Devido à pandemia, pela primeira vez, o Congresso da ASBAI será on-line. Quais os principais desafios enfrentados pelo Departamento Científico com esse novo formato?

Dra. Ekaterini Goudouris — A programação científica habitualmente distribuída em quatro salas simultâneas, com cursos e simpósios satélites ao longo de quatro dias, teve que ser bastante reduzida. Foram vários os desafios enfrentados na elaboração da versão on-line do XLVII Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia. A escolha dos temas e abordagens mais relevantes, assim como os palestrantes entre tantos profissionais altamente qualificados de nosso País, certamente foi o maior desafio. Apesar de todas as limitações apresentadas, a procura pelo evento foi muito boa, uma vez que houve a submissão de mais de 350 temas livres.

ASBAI em Pauta — Que mensagem gostariam de deixar aos associados?

Dr. Solé e Dra. Ekaterini — Desejamos que os associados da ASBAI se envolvam cada vez mais com a construção de nossa Associação, participando dos eventos promovidos on-line. Acreditamos que a seleção dos temas abordados durante os três dias de evento irá ao encontro das expectativas dos nossos associados. Os Simpósios Master são uma inovação, e neles contaremos com a participação de convidados estrangeiros que certamente abrilhantarão a difusão de conhecimentos que almejamos. E torcemos para que, em breve, tenhamos novamente os eventos presenciais. O feedback de todos é muito importante para nós!

Desejamos um excelente Congresso a todos!

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

© 2020 ASBAI - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por NaçãoDesign