Skip to main content
Diretoria Financeira

Como medidas estratégicas garantiram estabilidade e crescimento na ASBAI

Por Dr. Gustavo Wandalsen e Dra. Lucila Camargo

Nos últimos anos, a Diretoria Financeira implementou uma série de medidas estratégicas que resultaram em uma administração financeira efetiva e proativa. A primeira mudança significativa foi a contratação de uma assessoria financeira especializada em entidade do terceiro setor para a criação de uma política de investimentos para o capital da sociedade.

A política de investimentos visa à manutenção e proteção do capital da sociedade e definiu limites claros para os tipos de investimentos permitidos, estabeleceu classificações de risco mínimas para as aplicações e determinou prazos de liquidez adequados. Além disso, estabeleceu diretrizes para a concentração das aplicações, assegurando que os investimentos da sociedade fossem diversificados e de baixo risco. Essa política está sendo gradativamente implementada e norteará os futuros investimentos.

Nessa gestão, também optamos pela troca do assessor financeiro como ação estratégica, necessária para alinhar a gestão financeira à nova política de investimento, resultando em uma visão renovada, alinhada às diretrizes estabelecidas e essencial para garantir que cada decisão de investimento estivesse em conformidade com os objetivos financeiros da ASBAI.

Manter o equilíbrio financeiro é sempre um desafio, mas conseguimos isso através de uma vigilância rigorosa dos gastos e custos. Essa abordagem meticulosa garantiu que todos os recursos financeiros fossem utilizados de maneira eficiente, sem desperdício. Além disso, a aprovação anual das contas da sociedade pelo Conselho Fiscal foi obtida de forma consistente, atestando a transparência e a precisão das práticas contábeis adotadas.

Para o biênio em análise, a Diretoria manteve o valor da anuidade sem aumentos, refletindo um compromisso com a estabilidade financeira dos sócios. A decisão foi bem recebida pelos membros da ASBAI, pois ofereceu previsibilidade e alívio financeiro em um período de desafios econômicos gerais. A manutenção dos valores sem reajuste demonstra a capacidade da Diretoria de gerenciar recursos de maneira eficaz, sem a necessidade de repassar custos adicionais aos associados.

Em resposta à calamidade ambiental no Rio Grande do Sul ocorrida neste ano, nossa atitude não poderia ser diferente diante de nossos associados ao isentar a anuidade de 2024 para os sócios da região afetada.

Por fim, de acordo com as regras previstas no Estatuto da sociedade, foi feita a distribuição dos lucros gerados pelo Congresso de 2023 para as Regionais. Os esforços feitos pela Diretoria Nacional e pela Regional de Alagoas, sede do evento, foram fundamentais para que ele tivesse lucro e pudéssemos repassar a parcela correspondente às Regionais, contribuindo para a viabilidade financeira destas.

*Dr. Gustavo Falbo Wandalsen e Dra. Lucila Camargo Lopes de Oliveira são, respectivamente, diretor e diretora-adjunta financeiros da ASBAI
VOLTAR AO MENU PRINCIPAL

© 2024 ASBAI - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por NaçãoDesign