Boletim ASBAI Edição Nº 54 | EDITORIAL | “O mundo não parou, mas mudou, e não voltará a ser o mesmo”

Boletim ASBAI Edição Nº 54 | EDITORIAL | “O mundo não parou, mas mudou, e não voltará a ser o mesmo”

Por Pedro Giavina-Bianchi*

O periódico Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia tem a missão de divulgar estudos e informações que tenham relevância na construção do saber na área de Alergia e Imunologia. Ele foi lançado em 2017 como meio de comunicação científica oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e, em 2019, também se tornou uma das revistas oficiais da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología (SLAAI).

Atualmente, os Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia são publicados trimestralmente na forma eletrônica digital, com acesso aberto. O primeiro número de 2021 foi dedicado exclusivamente à covid-19, trazendo orientações e recomendações de nossos Departamentos Científicos e Comissões, além de trabalhos originais e revisões sobre o tema.

A pandemia de covid-19 já assola o mundo há mais de um ano. Nesse período, os dados oficiais contabilizam cerca de 170 milhões de pessoas infectadas e 3,5 milhões de mortos — números que, embora subestimados, qualificam a pandemia como a maior de nossos tempos, sendo a mais abrangente, mais cara e com maior mortalidade.

A covid-19, calamidade de saúde pública sem precedentes, mudou o mundo e alterou negativamente o biopsicossocial, a economia e o espiritual de todos. Já se observa aumento nas taxas de ansiedade, incluindo estresse pós-traumático, depressão, burnout, consumo de álcool e uso de opioides, entre outros distúrbios psíquicos.

É injusto falar que o mundo parou, pois nunca se trabalhou tanto, desde os profissionais de Saúde da linha de frente, os pesquisadores à procura de respostas à pandemia e os autônomos e empresários se reinventando até os profissionais em jornadas triplas em seus home offices. O mundo não parou, mas mudou, e não voltará a ser o mesmo.

No início da pandemia, havia muitas perguntas e pouco conhecimento. Nos primeiros dias de maio deste ano, já contabilizávamos mais de 130 mil publicações científicas indexadas no PubMed. Vivenciamos, portanto, não só a pandemia de covid-19, mas também uma infodemia. São muitas publicações importantes, mas outras discordantes, controversas e inconclusivas, além da divulgação de informações falsas, irresponsáveis e oportunistas. Muito saber foi adquirido, mas muitas dúvidas persistem.

Através da publicação e divulgação de relevantes contribuições da comunidade médico-científica nacional e internacional, os Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia buscam promover o ensino e a pesquisa, além de elevar o padrão da assistência médica especializada na área de Alergia e Imunologia. Esperamos contribuir na guerra que travamos contra o SARS-CoV-2. 

*Pedro Giavina-Bianchi é diretor da Revista Científica Arquivos de Asma, Alergia e Imunologia e coordenador do Departamento Científico de ASMA da ASBAI