Boletim ASBAI Edição Nº 49 | EDITORIAL | Integrar é preciso

Boletim ASBAI Edição Nº 49 | EDITORIAL | Integrar é preciso

Em um país com significativa dimensão continental e particularidades diversas, torna-se desafiador unir e atender aos anseios de cada um. Mas como a ASBAI é marcada por grandes desafios e conquistas, por que não mais um?

Começamos o ano reunindo cerca de 80% das novas Diretorias das Regionais ASBAI. Apresentamos uma radiografia dos associados ASBAI distribuídos pelo País e lançamos a ideia de estimular o crescimento de especialistas em Alergia e Imunologia em todas as regiões do Brasil. E como isso pode ser feito?

Divulgando os diversos benefícios que a nossa Associação oferece, como a Universidade ASBAI, que disponibiliza atualização no que há de mais relevante em nossa especialidade por meio de cursos em diversos formatos. Ainda temos webinars, o Congresso e outros eventos e ações que são prioritariamente preparados para quem é sócio.

Com número crescente de ações realizadas pelas Regionais ASBAI, verificamos a necessidade de elaborarmos uma grade para apoiar a divulgação dos eventos científicos em nossos canais de comunicação: Grupo de Associados ASBAI no Facebook, Instagram, Twitter e no site. Uma agenda organizada evita conflitos de datas e horários, além de contribuir para a ampla divulgação de tudo o que está sendo preparado por cada Regional.

Nesse encontro, ainda definimos a realização de webinar em nível nacional para cada Regional, que poderá usufruir da plataforma da ASBAI Nacional para eventos científicos e reuniões, desde que reservado com 30 dias de antecedência.

Seguindo a linha participativa adotada pela ASBAI, neste biênio abrimos espaço para que as Regionais indicassem os associados que formarão os Departamentos Científicos, fortalecendo a integração e presença de representantes dos quatro cantos do Brasil.

Também contamos com as Regionais para divulgar a criação da Comissão de Apoio ao Associado, que visa receber sugestões acompanhadas de propostas para avaliar a implantação das ações factíveis. As propostas podem ser enviadas para o e-mail presidente@asbai.org.br.

E por fim, mas não menos importante, discutimos a elaboração de um documento em âmbitos estadual e municipal, solicitando a realização de concurso público da nossa especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de aumentar a representatividade da Alergia e Imunologia e democratizar o acesso pelos pacientes alérgicos a especialistas titulados e preparados para atendê-los.

A nova Diretoria quer ficar mais próxima das Regionais ASBAI por meio de reuniões mensais e individualizadas, além de outra semestral com todas as Regionais. Dessa forma, acreditamos que a união reforçará ainda mais a atuação da nossa especialidade, distribuindo conhecimento e benefícios aos nossos associados e, principalmente, para quem mais precisa de nós: o paciente.

“Um galo sozinho não tece uma manhã, ele precisará sempre de outros galos”

João Cabral de Melo Neto 

Estamos juntos!

 

Dr. Emanuel Sarinho, presidente da ASBAI

 

Dr. Eduardo Magalhães de Souza Lima, diretor de Integração Nacional da ASBAI

 

 

Para voltar ao Boletim ASBAI Edição nº 49, clique aqui