Determinação sérica de anticorpos Ig-E específicos no diagnóstico de alergia imediata aos beta-lactâmicos

RELEVÂNCIA DA DETERMINAÇÃO SÉRICA DE ANTICORPOS Ig-E ESPECÍFICOS NO DIAGNÓSTICO DE ALERGIA IMEDIATA AOS BETA-LACTÂMICOS

C. Fontaine, C. Mayorga, P. J. Bousquet, B. Arnoux, M.-J. Torres, M. Blanca, P. Demoly
Allergy 2007: 62: 47-52

As reações alérgicas aos beta-lactâmicos são a mais freqüente causa de reações adversas às drogas mediadas por mecanismos imunológicos específicos. Elas podem ser exploradas por testes in vitro e in vivo. As medidas de IgE sérica específica apresentam diversas vantagens como: segurança, simplicidade e disponibilidade para médicos não alergistas.
O objetivo deste estudo foi estabelecer a validade da determinação de IgE sérica específica no diagnóstico de alergia imediata aos beta-lactâmicos.
A determinação in vitro de anticorpos IgE específicos aos beta lactâmicos foi comparada em 3 grupos de pacientes bem definidos (n=45):  um com testes cutâneos negativos e teste de provocação positivo, outro com testes cutâneos positivos e um terceiro grupo controle de população exposta e com boa tolerância. Duas técnicas foram utilizadas: CAP-FEIA system (phadia®) disponível comercialmente e teste radioalegosorbente (RAST).
A especificidade do CAP-FEIA variou de 83.3% a 100% e a sensibilidade de 0 a 25% dependendo da manifestação clínica inicial. A especificidade do RAST foi de 66,7 a 83.3% e a sensibilidade entre 42,9 e 75%. No subgrupo de pacientes com choque anafilático e testes cutâneos negativos, a sensibilidade especificidade do RAST foi de 75%. Os valores preditivos positivos e negativos foram de 45.5% e 77,1% com o CAP-FEIA e 38.5 e 81.5% com RAST, respectivamente.
Estes resultados indicam que, embora a especificidade da medida de IgE sérica específica para beta lactâmicos seja alta, a sensibilidade é baixa. Esta medida deve ser limitada a pacientes com história clínica de choque anafilático e testes cutâneos negativos a fim de se evitar um teste de provocação. Ensaios mais sensíveis deveriam ser desenvolvidos.

Comentários:
Além dos determinantes maiores e menores obtidos a partir do anel beta-lactâmico, outras partes da molécula dos antibióticos beta lactâmicos, como as cadeias laterais das cefalosporinas e outros determinantes antigênicos ainda não identificados, podem ser responsáveis por reações de hipersensibilidade do tipo imediata. A maior sensibilidade do método RAST neste estudo foi provavelmente determinada pelo maior número de determinantes antigênicos pesquisados por esse método comparado ao CAP-FEIA (11 antibióticos pelo RAST e somente 4 pelo CAP-FEIA). Ainda assim, ambos tiveram baixa sensibilidade quando comparados aos testes cutâneos. A dosagem de IgE sérica específica, feita habitualmente em nosso meio, inclui somente o determinante maior (benzilpeniciloil), o que prejudica ainda mais a avaliação dos casos suspeitos de alergia aos beta-lactâmicos por ambos os métodos. Para a identificação de IgE específica aos beta-lactâmicos no soro, desejável pela segurança e pela possibilidade de ser realizada por profissionias não especializados, ainda é necessário o desenvolvimento de um grande painel de moléculas e epítopos com o objetivo de aumentar a sensibilidade destes ensaios.

Dr Marcos Geraldini
R4 em Pneumologia Pediátrica – HC – UFPR