Cuidado com modismos: alergistas advertem para a importância do leite de vaca

A restrição do leite de vaca deve ocorrer diante do diagnóstico preciso de alergia à proteína do leite de vaca (APLV). Especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) advertem que muitas crianças estão deixando de consumir o alimento sem a confirmação da alergia alimentar e como substituição estão recebendo os leites vegetais, como o de arroz, amêndoas etc., que são nutricionalmente pobres. O leite de arroz ainda apresenta alta concentração de arsênico inorgânico.

Atenção aos sintomas da APLV:

– A maioria das crianças afetadas tem um ou mais sintomas envolvendo um ou mais órgãos, principalmente o trato gastrointestinal e a pele;

– Entre 50% e 70% apresentam sintomas cutâneos, 50% a 60% gastrointestinais e 20% a 30% sintomas respiratórios.

Durante a anamnese, o médico deve avaliar a história clínica, bem como:

– O alimento e a quantidade;

– O intervalo entre a ingestão e os sintomas clínicos;

– A reprodutibilidade dos sinais e sintomas em diferentes ocasiões;

– A presença de fatores associados;

– Quando ocorreu a última reação.

“O tratamento de APLV deve ser individualizado. Incentivar o aleitamento materno é essencial para a prevenção de alergias futuras e deve ser feito antes de oferecer à criança qualquer tipo de fórmula infantil. Caso seja comprovada a alergia alimentar, é importante ressaltar que a privação do alimento em questão deve ser suprida adequadamente com suplementações alimentares ou medicamentosas, sempre sob a orientação e acompanhamento dos especialistas em alergia e nutrição”, ressalta a Dra. Renata Cocco, Coordenadora do Departamento de Alergia Alimentar da ASBAI.