Covid-19 é um dos destaques do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Covid-19 é um dos destaques do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Covid-19 é um dos destaques do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Pesquisa Científica terá destaque no evento

#congressoalergia2021

Biodiversidade e Doenças Imunoalérgicas é o tema do 48º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que vai acontecer no formato online pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia. Porém, esta edição foi aprimorada e vai permitir acesso a mais salas virtuais, com novas abordagens digitais e busca de maior interatividade.

A mesa redonda “Saúde planetária e doenças alérgicas” irá discutir as interações entre o meio ambiente e a genética que estão associadas às doenças alérgicas. A saúde planetária encontra-se ameaçada pelo aquecimento global, mudanças climáticas, desmatamentos, poluição ambiental e perda da biodiversidade. Este “adoecimento” do planeta tem impacto significativo no desencadeamento e agravamento de doenças alérgicas.  Renomados especialistas nacionais e internacionais participarão deste debate, como o Dr. Paulo Saldiva (SP) e o Dr. Tari Haatela (Finlândia)

A Covid-19 é um dos temas de destaque do Congresso, já que apresenta várias interfaces com a Alergia e Imunologia. Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pós-Covid e Panorama e Perspectivas da Vacinação Covid-19 no Brasil e no Mundo/Vacinas são apenas alguns dos temas que serão apresentados no evento.

“No consultório, a Covid-19 pode ser confundida com rinite alérgica, asma e urticária. Vale ressaltar que os aspectos da resposta imune ao Covid-19  influenciam na tomada de decisão sobre as medidas preventivas de higiene social, e a vacinação, como um dos pilares preventivos, pode cursar com reações alérgicas e outros eventos que repercutem em nossa prática diária”, comenta a Diretora Científica do evento, Dra. Norma Rubini.

A pesquisa científica no Brasil terá destaque por meio da maior quantidade de temas livres, com apresentação oral e debates ao vivo, bem como novas experiências de divulgação dos melhores resumos nas redes sociais destinadas aos médicos. “Neste momento, ressaltar a pesquisa científica é primordial para fortalecer e credibilizar ainda mais a ciência em nosso País”, ressalta o Dr. Emanuel Savio Cavalcanti Sarinho, Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), organizadora do 48º Congresso.

Especialistas dos Estados Unidos, Portugal, França, Israel, Itália, Finlândia, República Dominicana, Colômbia, Uruguai e Argentina estarão reunidos com os especialistas brasileiros difundido conhecimento e atualização para um público estimado em duas mil pessoas.

 

48º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Data: De 30 de outubro a 01 de novembro

Transmissão on-line

Inscrições: https://bit.ly/CongressoAlergia