Como funcionam as vacinas para alergia na asma

A pessoa alérgica possui uma resposta imunológica desequilibrada. Por isso, o alérgico reage de forma exagerada contra substâncias que estão no ar (pólens) ou na poeira (ácaros, fungos, pelos e caspa de animais domésticos e restos de baratas), que não causam nenhum mal para quem não tem alergia.

A vacina para alergia, chamada de imunoterapia com alérgenos, atua reequilibrando essa resposta imunológica do organismo. As aplicações repetidas de doses crescentes dessas substâncias fazem com que o sistema imunológico passe a reagir cada vez menos contra elas, diminuindo assim a inflamação crônica que a alergia provoca no revestimento dos brônquios (os canais por onde o ar chega aos pulmões).

Em pessoas que têm sintomas de asma desencadeados por aquelas substâncias (os alérgenos), o tratamento com a vacina ajuda a diminuir a frequência e a gravidade das crises e reduz a necessidade de uso de medicamentos para asma, o que acaba também diminuindo os gastos com o tratamento.

Nos asmáticos alérgicos que também têm rinite (a inflamação alérgica do revestimento do nariz, que causa crises de coceira, espirros e coriza), as vacinas também são muito úteis, pois ajudam a controlar as duas doenças ao mesmo tempo. É importante que esse tratamento seja realizado por um médico especialista em alergia e imunologia: o alergista.

O artigo é de autoria do Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.