Carnaval sem alergia: fique de olho nessas dicas

Carnaval sem alergia: fique de olho nessas dicas

Carnaval sem alergia: fique de olho nessas dicas

Vai viajar no Carnaval? Aproveite, mas é bom também prevenir as possíveis alergias, muito comuns nesta época do ano. Confira:

Protetor solar: Não é comum, mas pode causar dermatite de contato e desencadear coceira, vermelhidão, descamação e irritação na pele. Por isso, antes de usar um protetor solar, aplique-o em uma pequena região do corpo e espere algumas horas para verificar se houve o aparecimento de qualquer sinal ou sintoma de alergia.

Sprays de espuma: Podem causar lesões em mucosas como olhos, boca e nariz. Alguns desses sprays não obedecem às normas do INMETRO por serem importados de forma ilegal, além de serem inflamáveis. O contato prolongado com a pele pode causar sensibilidade, que é uma forma de alergia.

Insetos: Borrachudos, pernilongos podem ser evitados usando mosquiteiro na cama, telas contra insetos nas janelas, repelentes na pele (de acordo com a idade) e inseticidas. Evite ambientes abertos no início e final do dia. Cuidado com gramados onde proliferam formigas. Atenção também às vespas e abelhas, que podem ferroar e levar a reações graves, como a anafilaxia.

Pintura de rosto e corpo: Pinte pequenas áreas da pele, já que áreas extensas perdem a capacidade de eliminar toxinas e não deixam o suor sair. Muito cuidado com olhos e boca, já que essas tintas podem ser tóxicas. Não deixem as crianças dormirem sem remover a tinta com água e sabonete. Dê preferência às tintas orgânicas. Outras recomendações:

– Use produtos de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);

– Guarde a maquiagem em lugar fresco e protegido da luz solar;

– Não use produtos que estejam com o prazo de validade vencido;

– Não compartilhe maquiagens com outras pessoas;

– Se tiver dúvidas sobre um determinado cosmético, peça orientação ao seu médico alergista imunologista.

Alergia Alimentar: No Brasil não há estatísticas oficiais, porém, a prevalência das alergias alimentares parece se assemelhar com a literatura internacional, onde cerca de 8% das crianças e 2% dos adultos são acometidos.

O camarão, muito consumido nas praias nesta época do ano, está entre os principais alimentos causadores de alergias. O fato de já ter ingerido camarão e nunca ter apresentado reação alérgica não significa que, em algum momento da vida, a pessoa não possa começar a ter alergia por esse alimento. Indivíduos com asma, rinite e dermatite atópica são um pouco mais predispostos do que a população geral.

Lembre-se de hidratar bem as crianças, oferecer alimentos leves, moderar nos doces e balas coloridos e evitar roupas que cubram todo o corpo, o que pode aumentar a sudorese, causando desidratação e insolação por excesso de calor.