Campanha de conscientização de asma, dermatite atópica e rinite estão na estação Paulista de metrô

Campanha de conscientização de asma, dermatite atópica e rinite estão na estação Paulista de metrô

Campanha de conscientização de asma, dermatite atópica e rinite estão na estação Paulista de metrô

Durante o mês de maio, quem passar pela estação Paulista (Linha 4-Amarela de metrô) pode conferir a exposição que busca conscientizar a população sobre os sintomas, riscos e tratamentos da Asma, Dermatite Atópica e Rinite. A ação marca o mês de comemoração do Dia Mundial da Asma. A exposição, composta por 20 painéis, é uma parceria da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente.

 

A asma acomete cerca de 10% da população brasileira e é a causa de morte de aproximadamente duas mil pessoas por ano. É uma doença inflamatória crônica das vias respiratórias que pode ser causada ou intensificada por diversos fatores como ácaros da poeira, mofo, polens, infecção respiratória por vírus, excesso de peso, rinite, refluxo gastroesofágico, medicamentos e predisposição genética.

 

A dermatite atópica (DA) é uma doença inflamatória da pele, crônica, recidivante e que acomete, principalmente, crianças e adolescentes com história familiar de alergias respiratórias como rinite e asma ou quadros de eczema (dermatite). Pode começar em qualquer idade, geralmente após os três a seis meses de vida, mas tende à remissão antes da adolescência. Alguns trabalhos têm mostrado que vem aumentando a incidência de quadros de dermatite atópica se iniciando na vida adulta, mesmo após os 30-40 ou 50 anos.

 

A rinite alérgica é mais comum após os 2 anos de idade e atinge cerca de 26% das crianças. Em adolescentes, esse percentual vai a 30%, de acordo com dados do ISAAC (Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância). Os sintomas da Rinite são coceira frequente no nariz e/ou nos olhos, espirros seguidos, principalmente pela manhã e à noite, coriza (nariz escorrendo) frequente e obstrução nasal.

 

“Não poderia ter melhor lugar para informar sobre asma, dermatite atópica e rinite do que nas estações de metrô da maior cidade brasileira, levando em consideração que precisamos alertar para a importância de se seguir o tratamento da asma orientado pelo especialista, que atualmente está entre os maiores desafios para se atingir o controle da doença”, enfatiza o presidente da ASBAI Dr. Emanuel Sarinho.

 

Para Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade, as iniciativas fazem parte do compromisso que as concessionárias têm com a sociedade. “Pensar nossas estações como espaços de acesso à orientação de saúde e incentivo ao bem-estar de todos é fundamental para possibilitar uma mobilidade cada vez mais humana, e esse é um dos nossos principais objetivos”, diz.

 

 

Serviço

 

Exposição informativa sobre Asma, Dermatite Atópica e Rinite

 

Local: Estação Paulista – Linha 4-Amarela

 

Data: De 05 a 31 de maio