Asma pode se manifestar antes do primeiro ano de vida

Asma pode se manifestar antes do primeiro ano de vida

Pais com asma ou criança com dermatite atópica são indicadores para o diagnóstico

#congressoalergia2020

Já nos primeiros meses de vida, a criança pode desenvolver asma e em 60% dos casos a doença pode se manifestar antes do primeiro ano de vida. Estudo internacional realizado também no Brasil mostrou que o primeiro episódio de sibilo (chiado no peito) ocorre em média no sexto mês de vida, em 50% das crianças.

“Asma na Infância” é um dos temas que será abordado durante o 47º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que acontece entre os dias 31/10 e 02/11. Após 48 anos de existência, o Congresso será realizado no formato online.

Asma – o que fazer? – Assim que identificada e classificada quanto a sua gravidade, deve-se prontamente iniciar o tratamento, preferencialmente com corticosteroide inalado (bombinhas) mediante prescrição médica.

Os pais devem desconfiar que se trata de asma quando a criança apresentar três ou mais episódios de sibilos. “Especialmente aquelas que tenham pais com diagnóstico médico de asma ou a criança com história de dermatite atópica, é muito importante buscar informação e o diagnóstico com um especialista”, enfatiza o Coordenador do Departamento Científico de Alergias na Infância da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dr. Herberto Chong.

O especialista explica ainda que a gravidade da asma pode ocorrer precocemente, independentemente do tempo de doença. “Muito tempo de doença sem tratamento pode provocar doença irreversível e até mesmo evoluir para a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)”, relata o alergista.

Tratamento – Já estão disponíveis os medicamentos imunobiológicos, que são indicados para a asma moderada a grave e que podem ser usados a partir dos seis anos de idade com boa eficácia e segurança do paciente.

“É importante identificar e tratar a asma de forma precoce. Existe um grupo de crianças asmáticas que tendem a ser adultos sem a doença. Em geral são crianças não alérgicas, que sibilam somente na vigência de infecções virais e seus pais também não apresentam a doença”, comenta Dr. Chong.

 

47º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

 

Quando: De 31/10 a 02/11

Inscrições: https://congressoalergia2020.com.br/inscricoes/index.php#topo

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço

Spotify: https://bit.ly/ASBAI_Podcast

Instagram: https://bit.ly/ASBAI_Instagram

Facebook: https://www.facebook.com/asbai.alergia/

Twitter: https://twitter.com/ASBAI_alergia

YouTube: http://www.youtube.com/c/ASBAIAlergia

Informações para a Imprensa:

Gengibre Comunicação

(11)94466-0408 (ligações e WhatsApp)
Patrícia de Andrade – patricia@gengibrecomunicacao.com.br

Débora Torrente – debora@gengibrecomunicacao.com.br

Regiane Chiereghim – regiane@gengibrecomunicacao.com.br