Asma – Perguntas e Respostas
1. Asma pega? É contagiosa?
Não. Os asmáticos possuem uma condição genética (herança dos pais) que determina uma reação exagerada a determinados estímulos (poeira, mudança de temperatura, fumaça, mofo, cheiro forte), causando os sintomas de chiado, falta de ar, tosse e cansaço. Não há como pegar asma, a pessoa nasce com a genética para ter ou não a doença.
2. “Bombinha” vicia? Faz mal ao coração? Pode matar?
Não. A asma é uma doença das vias respiratórias e, portanto, o tratamento inalatório é o ideal, pois atua diretamente sobre as partes afetadas (vias aéreas dentro dos pulmões). Seu efeito é mais rápido, as doses necessárias para o controle dos sintomas menores e os efeitos colaterais mais discretos se comparados aos medicamentos usados por via oral. Importante também frisar que existems “bombinhas” (de spray) e inaladores de pó seco que servem só para tratar a crise de asma enquanto outros também são indicados para diminuir a inflamação nas vias aéreas dentro dos pulmoes, evitando as crises, quando usadas regularmente. É o modo mais eficaz e seguro de administração dos medicamentos para a asma. E devem ser sempre utilizadas sob orientação médica, de forma correta, evitando os abusos.
3. Se estiver grávida devo parar minhas medicações para asma?
A gestante não deve parar as medicações nem ter receio de iniciar o uso de medicamentos para a asma. Em alguns casos, eles serão essenciais para permitir que a mãe respire melhor e forneça oxigênio adequadamente ao feto. O bebê cresce na barriga da mãe utilizando apenas parte do oxigênio que a mãe respira. Dessa forma, a falta de ar materna pode ser muito prejudicial ao bebê, e muito pior do que o efeito dos remédios usados para evitar ou controlar a doença.
4. Praticar exercícios como a natação cura a asma?
A natação é um excelente exercício físico e traz benefícios aos pacientes asmáticos. Entretanto, não cura a doença e não deve ser imposto ao paciente como o único tipo de esporte a ser praticado. Vários esportes aeróbicos, praticados regularmente e emanbientes livres de poluentes serão benéficos para quem tem asma. Alguns asmáticos podem ter crises desencadeadas pelo exercicio. Nesse caso é importante ter a orientação do médico para praticá-los com segurança, fazendo aquecimento prévio adequado e, se necessário, usando medicamentos específicos para evitar essas crises.
5. Ar condicionado faz mal?
Não há problema desde que os aparelhos tenham boa limpeza para evitar o acúmulo de poeira e mofo. A limpeza dos filtros deve ser realizada semanalmente e da tubulação a cada dois meses. Entretanto, alguns pacientes podem piorar pelo contraste da temperatura fria e quente entre o ambiente com e sem o ar refrigerado. Além disso o ar condicionado reduz muito a umidade do ar, e a combinação de ar frio e pouco umido pode ser irritante para as vias aéreas já inflamadas pela alergia. Por isso deve-se evitar os excessos, regulando o aparelho para refrescar o ambiente e não para transformar o quarto de dormir numa “geladeira”.