ASBAI Regional Santa Catarina trata sobre asma e rinite durante o programa Bem-Estar

A cidade de Joinville, em Santa Catarina, foi o palco de mais uma edição do programa Bem-Estar Global, realizado pela TV Globo em parceria com o SESI. O evento, que reuniu 5.500 pessoas, aconteceu no Centro de Convenções e Exposições Expoville e contou com a participação de várias especialidades médicas, entre elas a Tenda de Alergia, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Asma e Rinite foram os temas da Tenda de Alergia nessa edição do Bem Estar. Testes de peak flow (dispositivo usado pelos especialistas para medir o fluxo expiratório de pacientes de asma) e muito material informativo compuseram o espaço da ASBAI.

Foram realizados, aproximadamente, 160 atendimentos diretos, entre orientações, consultas e medições de fluxo expiratório, que junto com a comunicação visual da tenda contribuíram para uma maior divulgação da especialidade de Alergia e Imunologia.

“Foi a segunda vez que a ASBAI Santa Catarina participou do evento e, novamente, tivemos uma experiência muito proveitosa. Pudemos orientar e esclarecer dúvidas sobre vários aspectos das doenças alérgicas para um público bastante interessado”, conta o Dr. Adriano Meyer, presidente da ASBAI Regional SC.

Asma – a doença atinge cerca de 20% das crianças do Brasil. Por ano, são 2 mil mortes de adultos e crianças, e a falta de informação é um dos fatores que mais contribuem para os óbitos por asma, doença respiratória que está entre as mais prevalentes do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 235 milhões de pessoas sofram de asma.

 

Caracterizada pelo chiado no peito, tosse e falta de ar os especialistas classificam a asma como controlada ou não, e de difícil tratamento ou com pouca resposta.

 

Rinite – é um processo inflamatório da mucosa nasal, que pode ser agudo quando se trata de infecções virais ou bacterianas. Já nos casos crônicos, destaca-se a rinite alérgica, que tem como sintomas o prurido nasal e/ou ocular, coriza, obstrução nasal e espirros, fora de períodos de resfriados.

A rinite alérgica tem uma prevalência de cerca de 20% na população brasileira (estudo populacional ISAAC). Como sintomas secundários estão os pruridos de palato de conduto auditivo. A inalação de poluentes por indivíduos com rinite alérgica potencializa o processo inflamatório preexistente na mucosa nasal. 

As estações de outono e inverno são mais favoráveis à piora da rinite alérgica, já que há um maior contato com alérgenos e com agentes infecciosos em ambientes internos e de poluentes em ambientes externos.