ASBAI alerta sobre notícias que relacionam alergia alimentar ao autismo
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) vem a público manifestar preocupação sobre notícias veiculadas na imprensa relacionando a alergia alimentar ao autismo.
A associação de causa e efeito entre a alergia alimentar e o transtorno de espectro autista (TEA) é um tema controverso, pois esta relação não foi confirmada por revisões sistemáticas e metanálises, nem tão pouco por estudos controlados, com metodologia criteriosa e adequada.
Assim sendo, esta hipótese não pode ser divulgada para leigos como uma verdade científica e com propostas de tratamentos dietéticos a serem aplicados na prática clínica, devendo ser apresentado sempre como uma teoria em investigação científica.
As potenciais consequências negativas da divulgação de teorias científicas não comprovadas como fundamento para nortear a prática clínica são inúmeras, tanto para os profissionais médicos, como para a população, podendo resultar em prejuízos nutricionais, psicológicos e sociais para os pacientes com diagnóstico de TEA.